segunda-feira, 22 de julho de 2013

Cinemateca apresenta mostra de filmes de Sylvio Back

A Cinemateca de Curitiba apresenta, de 24 a 28 de julho, a Semana em Homenagem a Sylvio Back, com a exibição dos principais filmes da carreira deste que é um dos cineastas mais premiados do país. Fazem parte da mostra os longas-metragens “Lance Maior”, “Aleluia, Gretchen”, “Revolução de 30”, “Guerra dos Pelados” e “Lost Zweig”. Os filmes serão exibidos em duas sessões, às 16h e 20h, com entrada gratuita.
Filho de imigrantes, Sylvio Back nasceu em Blumenau (SC). É cineasta, poeta, roteirista e escritor. Começou sua carreira no cinema no início dos anos 60, em Curitiba. Nesses 50 anos, dirigiu e produziu 37 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens. Suas obras receberam mais de 70 prêmios nacionais e internacionais. Em 2011, recebeu a insígnia de Oficial da Ordem do Rio Branco, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores, pelo conjunto de sua obra cinematográfica.
Tendo como pano de fundo o panorama histórico e social do sul do Brasil, a filmografia de Sylvio Back se destaca pela sua característica autoral. O mais antigo entre os filmes da mostra, e o que fez Back despontar no cenário nacional, é “Lance Maior” (1968), uma obra de ficção, cuja ação é centrada em personagens jovens, de diferentes camadas sociais, na Curitiba do final dos anos 60. Estrelado por Reginaldo Farias, Regina Duarte e Irene Stefânia, a história permeia os dilemas da juventude da época - a descoberta amorosa, a Universidade, as baladas, o emprego, a família e a luta pela sobrevivência.
Na sequência do sucesso de “Lance Maior”, Back produziu “A Guerra dos Pelados” (1971), um drama de viés histórico, que se passa no período da Campanha do Contestado, no outono de 1913, no interior de Santa Catarina. A concessão de terras a uma companhia da estrada de ferro estrangeira para explorar suas riquezas por meio de uma serraria subsidiária, e a ameaça de redutos messiânicos de posseiros expropriados geram um sangrento conflito na região. Por exigência dos "coronéis", forças militares regionais e o Exército nacional intervêm. Mas, os "pelados" (assim chamados por rasparem a cabeça) se revoltam, protagonizando uma resistência à semelhança de Canudos. Com Stênio Garcia, Jofre Soares e Átila Iório, esse foi um dos seus filmes mais premiados, tendo sido inclusive indicado para o Festival der Berlim.
A saga de uma família de imigrantes alemães que, fugindo do nazismo, vem se radicar numa cidade do sul do Brasil, por volta de 1937, é a base da trama de “Aleluia, Gretchen” (1978). Às vésperas e durante a II Grande Guerra, membros da família se envolvem com a Quinta Coluna e o Integralismo. Na década de 50, graças a ligações perigosas com o rescaldo da guerra, os Kranz são visitados por ex-oficiais da SS em trânsito para o Cone Sul. O filme tem no elenco os atores Carlos Vereza, José Maria Santos e Miriam Pires.
Destaca-se também, entre as suas produções, o documentário “Revolução de 30” (1980), sobre o Movimento Getulista. Esse momento da história do Brasil é reconstituído com trechos de filmes antigos e relatos de historiadores, cientistas e políticos.
Um de seus últimos trabalhos é “Lost Zweig” (2004), com Rudiger Vogler, Ruth Rieser e Renato Borghi. O filme mostra como foi a última semana de vida do escritor judeu austríaco Stefan Zweig, autor do livro Brasil, país do futuro, e de sua jovem mulher, Lotte, que, num pacto cercado de mistério, se suicidam em Petrópolis após o Carnaval de 1942, ao qual haviam assistido. Um gesto que ainda hoje, 70 anos depois, desperta incógnitas e assombro pela sua premeditação e caráter emblemático.

Programação:

Dia 24 – 16h e 20h
LOST ZWEIG (BR, 2004 – 43’ – ficção – 16mm). Elenco: Rudiger Vogler, Ruth Rieser, Renato Borghi.
Classificação 12 anos

Dia 25 – 16h e 20h
A GUERRA DOS PELADOS (BR/PR, 1971 – 98’ – drama – 35mm). Elenco: Átila Iório, Jofre Soares, Stênio Garcia.
Classificação 12 anos

Dia 26 – 16h e 20h
REVOLUÇÃO DE 30 (BR/PR, 1980 – 122’ – documentário – 35mm)
Classificação 12 anos

Dia 27 – 16h e 20h
ALELUIA, GRETCHEN (BR/PR, 1976 – 118’ – ficção – 35mm). Elenco: Carlos Vereza, José Maria Santos, Miriam Pires.
Classificação 12 anos

Dia 28 – 16h e 20h
LANCE MAIOR (BR/PR, 1968 – 100’ – ficção – 35mm). Elenco: Reginaldo Farias, Regina Duarte, Lota Moncada, Irene Stefânia, Isabel Ribeiro, Fernando Zeni, Joel de Oliveira, Maurício Távora, Edson D’Avila, Odelair Rodrigues, Sergio Bianchi. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário