segunda-feira, 29 de julho de 2013

Diretores paranaenses lançam curtas-metragens na Cinemateca

Nesta quarta-feira (31), com sessão gratuita às 19h30, a Cinemateca de Curitiba (rua Carlos Cavalcanti, 1.174, São Francisco) abriga o lançamento dos curtas-metragens “Tesouro”, dirigido por Carla Pioli e Willy Schumann; e “Radinho de Pilha”, de Roberto Carlos de Oliveira. Os dois filmes foram finalizados em maio deste ano e têm classificação livre.
Carla Pioli estreia como diretora em “Tesouro”, trazendo no currículo mais de uma década de atuação como produtora de cinema, com vários curtas, médias e longas-metragens, dentro e fora do Paraná. Nessa primeira experiência na direção, Carla tem a parceria de Willy Schumann, um dos nomes de destaque na filmografia paranaense.
Uma adaptação do conto “Causos II”, de “O Livro dos Abraços”, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, “Tesouro” (PR, 18’, ficção, digital) narra um episódio na vida de um velho solitário, a importância de seu passado e o quanto esse passado pode ser transformador. O filme já foi selecionado para os festivais Audiovisual Mercosul, em Florianópolis, e Brasil Internacional de Cinema do Rio de Janeiro, reunindo no elenco Luthero Almeida, Jota Eme, Marcos Sabóia, Waldi Teixeira, além do próprio Willy Schumann.

 “Radinho de Pilha” (PR, 12’, ficção, digital) também marca a estreia de Roberto Carlos de Oliveira (Tinho) como diretor. O filme questiona: A vida vale um radinho de pilha? E responde: A vida é o sonho de cada um. No elenco da produção estão os atores paranaenses Silvia Monteiro, Luiz Carlos Pazzello e Rosana Stavis, que tem sido aclamada nacionalmente pelo monólogo “Árvores Abatidas ou Para Luis Melo”, selecionado para o Prêmio Shell de Teatro de São Paulo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário