quarta-feira, 17 de julho de 2013

Rosa Armorial grava DVD com espetáculo no Teatro do Paiol

Apresentações do grupo curitibano Rosa Armorial marcam a programação do Teatro do Paiol, neste fim de semana. Na sexta-feira e no sábado (19 e 20), às 20h, e no domingo (21), às 19h, o grupo de câmara grava seu primeiro DVD, com a participação de Antônio Madureira, Carlinhos Ferraz, Evandro Cardoso e Marina Prado.
Formado por Carla Zago (violino), Marcela Zanette (flautas), Du Gomide (viola caipira, violão, rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo) e Gabriela Bruel (percussão), o Rosa Armorial surgiu em 2002, com o nome de Rosa Flô. Em 2010, ao conhecerem Antônio Madureira, um dos mais importantes representantes do Movimento Armorial, os músicos resolveram adotar oficialmente a proposta armorial e mudaram o nome do grupo.
O Movimento Armorial foi criado por Ariano Suassuna, nos anos 1970, em Recife (PE), com o objetivo de elaborar uma arte erudita a partir de elementos populares da cultura brasileira. O movimento resgata a cultura nacional de raiz, utilizando o folclore e seus elementos puros, entre eles a rítmica, a dança ritualista e as melodias que descrevem a natureza, como o canto de pássaros e o rugir de uma onça, montando espetáculos refinados.
Dedicando-se à pesquisa e à divulgação dessa proposta, o Rosa Armorial incorporou também o fandango, um expoente da sonoridade paranaense. O sucesso das apresentações e a receptividade do público incentivou a produção do grupo, inspirada na estética armorial e na música tradicional do Paraná.


Os ingressos para as apresentações do Rosa Armorial custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário