quinta-feira, 25 de julho de 2013

Blues Etílicos é atração em festival de jazz & blues

A mais popular banda de blues rock em atividade no Brasil, o Blues Etílicos desembarca em Curitiba no sábado (27), para comandar o “II Festival de Jazz & Blues - No Improviso”, que segue até novembro. Com realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e Montenegro Produções Culturais, a apresentação acontece no Teatro Bom Jesus (rua 24 de Maio, 135), às 21horas, e terá ainda uma jam session com a curitibana Sabrina Blues Mendes. Com 25 anos de estrada, um DVD e 12 discos lançados, o grupo carioca chega com a turnê do novo álbum, intitulado Puro Malte.
Blues suingado, repleto de referências brasileiras e e de bom humor, o novo trabalho traz nove composições próprias, entre elas, parcerias com renomados letristas como Bernardo Vilhena e Mauro Santa Cecília. A faixa-título “Puro Malte” é o grande destaque, uma homenagem às cervejas artesanais – assim como Sepultura, Velhas Virgens e outras bandas brasileiras, o Blues Etílicos também tem a sua própria marca de cerveja artesanal, ainda restrita apenas ao Rio de Janeiro. As músicas “Cotidiano Nº 2”, de Toquinho e Vinícius de Moraes, e “Espelho Cristalino”, de Alceu Valença, ganham releituras em ritmo de blues. Para completar, a revelação Sabrina Blues Mendes faz uma jam session com o quinteto e promete trazer releituras de clássicos inspirados em Robert Johnson, Willie Dixon, Muddy Watters, Big Mama Thornton, Howlin Wolf, além de T. Bone Walker, Etta James, Billie Holliday, Ray Charles.
O Blues Etílicos participou dos principais eventos de jazz realizados no Brasil e já dividiu palco com B.B. King, Robert Cray e Buddy Guy, entre outros ícones do blues. Atualmente, a banda é formada pelo americano Greg Wilson (vocal, guitarra e trompete), Flávio Guimarães (gaita), Otávio Rocha (guitarra), Pedro Strasser (bateria) e Cláudio Bedran (baixo).

O FESTIVAL - O Festival No Improviso conquista espaço na cena local e ganha notoriedade com a classe artística. "O No Improviso é um dos grandes festivais de Jazz e Blues do Brasil, ele já iniciou sua primeira edição com uma força muito grande e com uma vantagem em relação aos outros festivais porque ele tem uma continuidade”, destaca o bluesman carioca Flávio Guimarães.
Mantendo a proposta de contribuir para o fortalecimento do gênero e democratizar o acesso aos shows, a curadoria deste ano selecionou atrações nacionais e internacionais que vem fazendo apresentações improvisadas com músicos locais. “A informalidade das Jam Sessions resgata as origens do jazz e blues, trazendo liberdade e improvisação no palco. Esse formato trouxe a característica maior do festival ao promover a troca de experiências entre músicos de diferentes escolas”, explica Carolina Montenegro, coordenadora geral do projeto. Com a proposta de contribuir para formação de jovens plateias, o projeto visa atender uma carência na continuidade e sistematização de ações que fortaleçam os ritmos jazz & blues e incentivar o desenvolvimento, a sensibilidade e criatividade por meio do contato com a linguagem artístico-musical.
A grade de programação, que abriu com Zimbo Trio e Sérgio Albach, traz ainda Nuno Mindélis, Saul Trumpet, Badi Assad, Diogo Guanabara, Igor Prado Blues Band, Sax Gordon (EUA), Muddy Waters Jr (EUA), Decio Caetano Blues Band, entre outros.

Os ingressos para esta apresentação do Blues Etílicos custam R$ 25,00 e R$ 15,00 (meia). Mais informações: 3315-0808 ou www.facebook.com/festivalnoimproviso .

Nenhum comentário:

Postar um comentário