sábado, 20 de julho de 2013

Dante Anzolini vai reger concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná

O maestro argentino Dante Anzolini será o regente da Orquestra Sinfônica do Paraná no concerto deste domingo (21) no Guairão (Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto), às 10h30, com participação dos solistas Paulo Torres (violino) e Jairo Chaves (viola). No programa “Concerto duplo para violino e viola em Si menor”, do compositor inglês Edward Benjamin Britten, e “Sinfonia Nº 1 em Ré Maior”, do austríaco Gustav Mahler. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).
Dante Anzolini é conhecido como um grande defensor da música contemporânea. Toca vários instrumentos como piano, cravo, violino, viola, oboé e percussão, e seu nome é reconhecido em vários países por trabalhos realizados com diversas orquestras internacionais na Alemanha, Estados Unidos, Argentina e Itália. Em 2001 estreou no Carnegie Hall com a American Composers Orchestra. Regeu a ópera “Satyagraha” (Força da Verdade), de Philip Glass, no Metropolitan Opera de Nova York, que explora a vida de Mahatma Gandhi na África do Sul.
Anzolini é também compositor e arranjador de peças orquestrais. Possui amplo repertório que abrange desde o barroco até óperas românticas e peças sinfônicas dos séculos 20 e 21.
Paulo Torres é spalla da Orquestra Sinfônica do Paraná, maestro e professor de renome internacional e já realizou inúmeros concertos como solista e regente de orquestras nas Américas e na Europa, incluindo a Rússia e Itália. Em Curitiba atua como diretor musical e artístico da Orquestra de Câmara Brasileira (Universidade Católica do Paraná).

O solista Jairo Chaves exerce a função de primeiro-violista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina. Vencedor de diversos prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Concurso Jovens Solistas do Brasil em 1987 e 1988 e Prêmio Pró-arte em 1986 no Concurso Sul América (Rio de Janeiro), Chaves lançou seu primeiro CD com obras de Hindemith, Piazzolla e Guerra-Peixe e recentemente gravou a obra “Brasiliana” de Edino Krieger para viola e orquestra de cordas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário