quinta-feira, 11 de julho de 2013

Maestro argentino rege a Camerata no concerto deste fim de semana

A Camerata Antiqua de Curitiba faz uma apresentação neste fim de semana, sob a regência do maestro argentino Juan Manuel Quintana. A Camerata apresenta o mesmo repertório que levará, na próxima semana, ao 24º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora (MG). O grupo curitibano é um dos convidados para executar o Dixit Dominus de Georg Friedrich Händel. A apresentação que antecedem a participação no festival de Minas Gerais acontece neste sábado (13), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural.
O concerto integra a temporada 2013 da Camerata, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, e tem como regente convidado o músico Juan Manuel Quintana, um especialista em música antiga. Quintana estudou na Schola Cantorum Basilensis, na Suíça, e no Conservatório de Paris. Apresentou-se nas salas mais importantes da Europa, Estados Unidos, América Latina e Japão, e atualmente é professor de viola da gamba no Conservatório Manuel de Falla de Buenos Aires (Argentina).
Uma das peças do repertório, o "Dixit Dominus", de Händel (1685-1759), foi composto em 1707, mas só ganhou repercussão dois séculos depois, nos anos 1930. Ele é uma síntese da genialidade do compositor alemão, cuja carreira se desenvolveu junto à corte real inglesa. Compôs mais de quarenta óperas e é autor de uma farta produção de concertos, músicas de celebração, suítes e danças.
A Camerata apresenta também duas peças de Archangelo Corelli (1653- 1713), os "Concerti Grossi” Op 6 em Fá maior e em Dó menor. Essas obras fazem parte de uma coleção de 12 concertos que representaram, na sua época, uma nova forma de composição. Corelli foi o mais famoso violinista-compositor do barroco, e um dos mais influentes, depois de Claudio Monteverdi. Sua escrita instrumental era admirada pelo refinamento harmônico e estilo brilhante, tendo sido referência crucial para muitos compositores, entre eles Bach e Händel.
Neste ano, a Camerata acrescenta às suas performances breves palestras de especialistas, numa iniciativa para disseminar o conhecimento sobre grandes compositores. Desta vez o palestrante será o músico Marco Aurélio Koentopp. A palestra que antecede a apresentação no dia 13 tem início às 17h45. 


Os ingressos para este concerto da Camerata Antiqua de Curitiba custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário