quarta-feira, 22 de abril de 2015

BPP lança nova reunião de entrevistas do projeto “Um Escritor na Biblioteca”

A Biblioteca Pública do Paraná, por meio do núcleo de edições da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC), lança uma nova reunião de entrevistas do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. São 16 autores que, entre 2012 e 2013, participaram do bate-papo promovido pela BPP. O livro tem tiragem de mil exemplares e será distribuído para todas as Bibliotecas Públicas do Paraná. Também estarão à venda na própria BPP.
A seleção de autores deixa evidente a diversidade da literatura brasileira contemporânea. Além de muito diferentes em sua maneira de tratar a escrita - tanto no conteúdo quanto na forma -, os autores presentes no volume também se caracterizam por trafegarem com habilidade por múltiplas linguagens nos campos literário e cultural.
Daí a lista de entrevistados contemplar biógrafos (Fernando Morais), tradutores (Rubens Figueiredo), poetas (Paulo Scott), jornalistas (Michel Laub) e artistas gráficos (Lourenço Mutarelli). Em comum, todos se dedicam à escrita de livros, em sua maioria de ficção.
A mescla de veteranos e novos talentos também torna a seleção mais heterogênea e plural, o que se revela a partir da presença do cearense radicado em Pernambuco Ronaldo Correia de Brito ao catarinense que vive há tempos na capital paranaense Roberto Gomes, incluindo a curitibana Luci Collin e o carioca Bernardo Carvalho.
Por essas razões, o conteúdo dos bate-papos não fica restrito aos assuntos clássicos de entrevistas com escritores, tal como o método de trabalho, obsessões e influências. Política, música, ditadura militar, cinema, infância e teatro, enfim, uma gama imensa de temas se apresenta neste que é o terceiro volume da série de livros do projeto “Um Escritor na Biblioteca”.
Realizadas com a presença do público, as entrevistas são marcadas pelo tom informal e descontraído. Os 16 escritores falam sobre suas carreiras, êxitos e fracassos diante do desafio de criar ficção. E, apesar das perguntas serem bastante parecidas, as respostas são diferentes, revelando a peculiaridade do imaginário de cada um dos convidados.
Estão presentes no livro: Bernardo Carvalho, Domingos Pellegrini, Edney Silvestre, Fernando Morais, Ignácio de Loyola Brandão, Joca Terron, João Gilberto Noll, Luci Collin, Lourenço Mutarelli, Luiz Vilela, Marcelo Backes, Michel Laub, Paulo Scott, Roberto Gomes, Ronaldo Correia de Brito e Rubens Figueiredo.

“Um Escritor da Biblioteca - 2012/2013” tem 248 páginas, custa R$ 20,00 e está à venda na Biblioteca Pública do Paraná. Mais informações: 3221-4951.

Nenhum comentário:

Postar um comentário