O Coro da Camerata Antiqua de Curitiba
recebe neste fim de semana o maestro italiano Massimiliano Carraro para duas
apresentações da “Petite Messe Solennelle”, de Gioachino Rossini (1792-1868). O
programa será apresentado na Capela Santa Maria - Espaço Cultural, nesta
sexta-feira (10), às 20h, e sábado (11), às 18h30. O concerto terá
acompanhamento de Clenice Ortigara (piano) e Ben Hur Cionek (órgão).
A “Petite Messe Solennelle” pode ser
considerada como o “testamento espiritual” de Rossini, talvez um presságio de
sua morte próxima. Foi escrita em 1864 e obteve grande sucesso em sua época. A
obra tem 14 movimentos ricos em inventividade harmônica e melódica, e se caracteriza
por uma alternância entre música sacra e profana. É considerada uma obra-prima
do compositor italiano, conhecido sobretudo por suas óperas, como O Barbeiro de
Sevilha (1816), Cinderela (1817) e Semiramide (1823).
Para que o público possa conhecer mais
sobre a obra e sobre o compositor Gioachino Rossini, as apresentações são
antecedidas por uma breve palestra da cantora lírica Priscilla Battini Prueter,
mestre em Música pela UFPR e especialista em regência coral. As palestras
começam 45 minutos antes de cada espetáculo.
O regente Massimiliano Carraro é
nascido em Milão, onde também desenvolveu sua trajetória musical. Diplomou-se
em piano, cravo, órgão, composição polifônica vocal, regência coral, composição
e regência no Conservatório Giuseppe Verdi. De 1975 a 1992, foi professor de
piano e composição na Escola Municipal de Música de Milão, quando colaborou com
importantes instituições de formação, como a Escola de Fiesole e a Escola de
Formação e Desenvolvimento do Teatro alla Scala de Milão, o Teatro Régio de
Turin e o Teatro da Ópera de Roma. Participou de concertos pela Europa com
alguns dos mais importantes cantores líricos italianos.
Referência em música vocal - O concerto
é o primeiro do Coro da Camerata nesta temporada de 2015, patrocinada pelo
Ministério da Cultura e pela Volvo. O Coro da Camerata é atualmente uma das
principais referências da música vocal no Brasil. Ao abordar diferentes
vertentes, com a incorporação da música contemporânea e estreias de peças
escritas especialmente para o grupo, o Coro adquiriu a marcante característica
de transitar com autoridade por um vasto e eclético repertório. O investimento
em espetáculos diferenciados e a realização de grandes apresentações renderam
ao grupo reconhecimento que extrapolou fronteiras.
Entre os concertos internacionais mais
significativos destaca-se a turnê por cinco cidades alemãs, cantando “a
cappella” e com a Orquestra de Câmara da Philarmonica de Arad (Romênia), em
2006. No ano seguinte, o grupo excursionou por Portugal, acompanhando a
Orquestra Sinfônica da Póvoa do Varzim, a convite do 29º Festival Internacional
de Música do Algarve. Em 2008, integrou o 8º Simpósio Mundial de Música Coral,
realizado em Copenhague (Dinamarca), quando apresentou os espetáculos “Cores do
Brasil” e “Lampejos da Música Sacra no Brasil”.
A participação no 18º Festival Corale
Internazionale – La Fabbrica Del Canto, na Itália, em 2009 – resultado do
sucesso alcançado na Dinamarca –, fez com que o Coro levasse quatro programas
diferentes para uma série de dez concertos pela região da Lombardia, com início
na cidade de Legnano e término em Milão. A performance obteve críticas
favoráveis da imprensa europeia, que elegeu o Coro da Camerata como um dos dez
melhores grupos vocais da atualidade. Em 2013, o grupo representou o Brasil na
Bienal de Coros de Aachen (3ª Internacional Chorbiennale), na Alemanha, ao lado
de diversos grupos internacionais e dos melhores coros profissionais alemães,
interpretando programas de música popular e música sacra brasileira.
A versatilidade do Coro da Camerata tem
se confirmado com a realização, nos últimos anos, de programas cênicos que
valorizam a qualidade musical, somada à criatividade no uso da expressão
corporal, figurinos, maquiagem, adereços, cenário e luzes. O trabalho vitorioso
do grupo teve o respaldo de nomes consagrados na música, como a cantora lírica
Neyde Thomas, orientadora de técnica vocal no período de 1992 a 2011; o maestro
Wagner Polistchuk, que assumiu a direção artística da Camerata Antiqua de
Curitiba (Coro e Orquestra) de 2009 a 2011; e a regente titular do Coro, Helma
Haller, de 2009 a 2012. Em 2013 e 2014, a maestrina cubana Maria Antonia
Jimenez assumiu a regência. Atualmente, a maestrina Mara Campos está à frente
do Coro da CAC como regente titular.
Os ingressos para as apresentações do Coro
da Camerata Antiqua de Curitiba custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Mais
informações: 3321-2840 ou 3321-2842.
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