quinta-feira, 30 de abril de 2015

Cinemateca tem programação especial do Dia do Trabalho

A Cinemateca de Curitiba promove, a partir desta sexta-feira (dia 1º) até domingo (3), uma programação especial em comemoração ao Dia do Trabalho. Com uma seleção de filmes nacionais, o espaço exibe os sucessos e fracassos de diferentes profissões em diferentes épocas. A entrada é gratuita.
No primeiro dia da mostra serão exibidos a comédia “Durval Discos”, de Ana Muylaert e o drama musical “Antônia”, de Tatá Amaral, às 17h e 19h respectivamente. No sábado, às 19h, é a vez do filme “Estômago”, do diretor Marcos Jorge, ocupar a grande tela. Para encerrar, no domingo serão exibidos  mais dois clássicos do cinema nacional em sessões às 17h e 19h: “Boleiros – Era uma vez o Futebol”, de Ugo Giorgetti e o premiado “Eles Não Usam Black Tie”, de Leon Hirszman.

Programação:

Dia 01/05 às 17hs
DURVAL DISCOS - de Anna Muylaert (comédia, 2002, 93’, 12 anos). Elenco: Ary França, Etty Fraser, Fábio Sleiman, Isabela Guasco, Kadu Torres, Letícia Sabatella, Marisa Orth, Rita Lee
Durval – dono de uma loja que vende apenas discos em vinil, no bairro de Pinheiros, em São Paulo – e sua mãe Carmita vivem um cotidiano sem emoções ou horizontes. Tudo acontece em 1995, ano em que a indústria fonográfica brasileira deixou de fabricar discos de vinil. E assim como o vinil, o dia-a-dia em torno da loja de discos mostra que a vida tem sempre o lado A e o lado B.

Dia 01/05 às 19hs
ANTÔNIA - de Tatá Amaral (drama/musical, 2006, 90’, 12 anos). Elenco: Leilah Moreno, Cindy, Quelynah, Negra Li Sandra de Sá, Thaíde, Nathalye Cris, Thobias da Via Vai, Maionezi, DJ Hadji, Ezequiel da Silva
Preta (Negra Li), Barbarah (Leila Moreno), Mayah (Quelynah) e Lena (Cindy) são quatro amigas de infância que moram na Zona Norte de São Paulo e formam o conjunto de hip hop que dá nome ao filme. Enquanto lidam com a violência da região onde moram e o machismo dentro da cena musical, elas tentam o sucesso.

Dia 02/05 às 19hs
ESTOMÂGO (foto) - de Marcos Jorge (comédia, 2007, 113’, 16 anos). Elenco: João Miguel, Fabiula Nascimento, Babu Santana, Carlo Briani, Zeca Cenovicz, Paulo Miklos, Jean Pierre Noher, Alexander Sil, Marco Zenni
Na vida há os que devoram e os que são devorados. Raimundo Nonato, nosso protagonista, descobre um caminho à parte: ele cozinha. E é nas cozinhas de um boteco, de um restaurante italiano e de uma prisão – o que ele fez para acabar ali? – que Nonato vive sua intrigante história. E também aprende as regras da sociedade dos que devoram ou são devorados. Regras que ele usa a seu favor, porque mesmo os cozinheiros têm direito a comer sua parte – e eles sabem, mais do que ninguém, qual é a parte melhor.
Uma fábula nada infantil sobre o poder, o sexo e a culinária.

Dia 03/05 às 17hs
BOLEIROS – ERA UMA VEZ O FUTEBOL - de Ugo Giorgetti (comédia, 1998, 97’, livre). Elenco: Denise Fraga, Marisa Orth, Flavio Migliaccio, Lima Duarte, Adriano Stuart, Otávio Augusto, Cássio Gabus Mendes, Rogério Cardoso, Antônio Grassi.
Em um bar de São Paulo, como acontece em quase todas as tardes estão reunidos um grupo de ex-jogadores de futebol, que se encontram para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda eram jogadores profissionais.

Dia 03/05 às 19hs
ELES NÃO USAM BLACK-TIE - de Leon Hirszman (drama, 1981, 122’, 14 anos). Elenco: Anselmo Vasconcelos, Bete Mendes, Carlos Alberto Riccelli, Fernanda Montenegro, Francisco Milani, Gianfrancesco Guarnieri, Lelia Abramo, Milton Gonçalves, Rafael de Carvalho
Em São Paulo, em 1980, o jovem operário Tião (Carlos Alberto Riccelli) e sua namorada Maria (Bete Mendes) decidem se casar ao saber que a moça está grávida. Ao mesmo tempo, eclode um movimento grevista que divide a categoria metalúrgica. Preocupado com o casamento e temendo perder o emprego, Tião fura a greve, entrando em conflito com o pai Otávio (Gianfrancesco Guarnieri), um velho militante sindical que passou três anos na cadeia durante o regime militar. Baseado em obra de Gianfrancesco Guarnieri. Premiado no Festival de Veneza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário