terça-feira, 14 de abril de 2015

Diários inéditos de Renato Russo serão lançados em julho

Os diários do ex-líder da Legião Urbana, Renato Russo (1960 - 1996), que completaria 55 anos no último dia 27, começarão a ser publicados a partir de julho. O primeiro dos cinco volumes se chama Só por hoje e para sempre, uma referência ao lema dos Alcóolicos Anônimos que já servira de tema para a última faixa do álbum O Descobrimento do Brasil, de 1993.
A Companhia das Letras está encarregada da publicação, no entanto, nenhum detalhe foi revelado pela editora, que já confirmou o lançamento. Um dos textos de Renato mostra a luta do cantor contra a dependência química. “Fax especial de Renato para Junior” é uma espécie de carta que Russo escreveu para si mesmo em 1993, quando estava internado em uma clínica de reabilitação.
“Aprendi muitas coisas novas que sei que você vai adorar - é tudo aquilo que você me dizia, antes que me deixasse perder pelo mundo; que saudade que tenho dos nossos dias juntos. Era tudo tão simples! (...) Mas é como você sempre me disse: existe tanta coisa boa na vida”, diz um dos trechos da carta. Um dos momentos mais emocionantes do texto é quando Renato afirma: “vamos ser felizes de novo?”.

Vida - Apesar de morto há quase vinte anos, Renato Russo ainda simboliza a poesia do rock nacional. A Legião Urbana, que durou pouco mais de uma década, foi uma das bandas mais importantes dos anos 1980 e ajudou a projetar a imagem de Renato como messias e ídolo nacional.
A vida atribulada pelos problemas com álcool e drogas, o dilema da sexualidade e a luta contra a aids - que só foi revelada após a morte do cantor -, não impediram que Russo se transformasse em uma espécie de guru, líder de uma geração que esperava por palavras de ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário