sexta-feira, 17 de abril de 2015

Ciclolazer completa dois anos com participação de 2 mil pessoas a cada domingo

O Ciclolazer, criando em abril de 2013 pela Prefeitura de Curitiba, comemora dois anos neste domingo (19). O projeto une recreação para a família a um circuito para ciclistas e teve a participação de aproximadamente 100 mil pessoas nesse período, em uma média de 2 mil participantes por domingo. O circuito funciona todos os domingos, no Centro Cívico, da Rua São Francisco, próximo à Feirinha do Largo da Ordem, até a Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico.
Para comemorar a data, a Secretaria Municipal do Esporte Lazer e Juventude, que gerencia a atividade, irá instalar brinquedos infláveis na Praça Nossa de Salete com o objetivo de atrair um número maior de famílias para a atividade.
O circuito é montado das 8h às 16 horas e neste mesmo período, na praça são realizadas atividades de recreação para os frequentadores do espaço, como a montagem de brinquedos, tênis de mesa, obstáculos para skate e atrações relacionadas ao ciclismo.
O Ciclolazer foi criado em substituição ao antigo circuito ciclístico que era realizado nas ruas centrais da cidade e que atraía poucos usuários. Adotando um novo conceito de recreação, que valoriza o uso da bicicleta e dos espaços públicos e a presença das famílias, o projeto se consolidou, com crescimento de público ano a ano.
Em seu primeiro ano, o Ciclolazer atendeu perto de 37 mil pessoas, atraindo muita gente para a recreação e prática de atividades físicas na rua. No ano passado, o número de usuários chegou a 57 mil no ano. Em 2015, a expectativa é de que este número seja superado. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 20 mil pessoas já passaram pelo circuito.

Ampliação - Em maio de 2014, o percurso foi estendido até o Largo da Ordem. Agora parte da Praça Nossa Senhora de Salete, no Centro Cívico, e segue pela Avenida Cândido de Abreu e Rua Barão do Serro Azul até a Rua São Francisco, próximo à Feirinha do Largo da Ordem. A instalação de um paraciclo gratuito, no cruzamento da Rua Barão do Serro Azul com a Travessa Nestor de Castro, permite que os participantes do circuito visitem a Feirinha, retomando o passeio posteriormente.
Quem não possui bicicleta também pode participar do projeto. Um convênio de patrocínio firmado com a Caixa Econômica Federal, em novembro 2013, permitiu a compra de 15 bicicletas para empréstimo e que se contratasse 20 monitores que auxiliam os usuários no circuito ciclístico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário