sexta-feira, 10 de abril de 2015

Integrantes da OSP serão solistas no concerto de domingo

A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta no domingo (12), sob a regência do maestro Luís Gustavo Petri, e terá como solistas o clarinestista André Ehrlich e o fagotista Jamil Bark, ambos integrantes da própria Sinfônica. Eles irão interpretar o “Concertino duplo para clarineta e fagote, com orquestra de cordas e harpa”, obra de Richard Strauss, considerada de complexa execução e raramente incluída em programas de concerto. A apresentação será às 10h30, no Guairão.
O programa inclui também a abertura de “A Noiva Vendida”, do compositor tcheco Bedrich Smetana. Diferente de suas óperas históricas e patrióticas “Os Brandenburgueses na Boêmia” e “Dalibor”, “A Noiva Vendida” apresenta tema cômico, inteiramente sob o signo do divertimento, da intriga camponesa e da festa popular. As composições de Smetana se tornaram sinônimo do seu nacionalismo, entre elas diversas óperas e um magnífico ciclo de poemas sinfônicos descrevendo sua terra natal.
A última peça do concerto é a “Sinfonia n°2, Os Quatro Temperamentos” (Op. 16) de Carl Nielsen, composta em 1901-1902 e estreada sob a regência do compositor, em dezembro de 1902, em Copenhague, dedicada ao pianista e compositor italiano Ferruccio Busoni.
André Ehrlich, 1º clarinetista da Orquestra Sinfônica do Paraná, diz estar muito feliz e orgulhoso por ter sido escolhido, mais uma vez, por seus colegas músicos para ser o solista, assim como aconteceu em 2013 quando interpretou uma obra de Mozart.
Para Jamil Bark, este concerto é muito importante, pois além de divulgar o instrumento e o compositor, traz uma obra significativa do repertório para fagote solista com orquestra. Didaticamente, explica, ela integra o repertório para instrumentos de sopros no meio acadêmico. “Tocar a obra é mais que um desafio, é um prazer. Ela é considerada difícil, visto que foi a última composição completa de Strauss e engloba características únicas e profundas de interpretação, assim como da técnica do fagote”, diz ele.

O espetáculo é indicado para maiores de 7 anos e os ingressos custam R$ 20,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário