Pessoas com mobilidade reduzida terão
mais tempo e maior segurança nas travessias de cruzamentos semaforizados em
Curitiba. A Prefeitura iniciou nesta terça-feira (14) a implantação de uma nova
tecnologia que permite aumentar o tempo de abertura dos semáforos para
pedestres mediante o uso do cartão
transporte de idoso ou do cartão de pessoa com deficiência, ambos fornecidos
pela Urbs (Urbanização de Curitiba S/A). Os equipamentos serão instalados em 31
pontos da cidade.
Foram escolhidos locais que apresentam
maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida, como cruzamentos
próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus. “É uma
tecnologia a favor da vida, que vai dar maior segurança nas travessias. Com
menos atropelamentos nos cruzamentos, também contribuímos para a diminuição dos
gastos com saúde pública decorrentes de acidentes de trânsito”, afirma o
prefeito Gustavo Fruet.
O primeiro módulo de leitura de cartões
foi instalado na Praça Ouvidor Pardinho (Rua 24 de Maio), no Rebouças. Os
equipamentos poderão ser utilizados por 160 mil idosos, 13,2 mil pessoas com
deficiência e 6,2 mil aposentados por invalidez que possuem atualmente um
cartão de isento habilitado da Urbs. São 120 módulos da empresa Dataprom adquiridos
via licitação (modalidade pregão), com investimento de R$ 348 mil e que deverão
ser instalados nos próximos 90 dias.
O sistema funciona através de uma
botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelos cartões da Urbs.
Ao identificar o cartão, o semáforo abrirá por mais alguns segundos além do
programado, permitindo uma travessia mais segura. O tempo de abertura é
aumentado em até 50% em relação ao tempo de semáforo normal em Curitiba.
“As pessoas com deficiência e os idosos
realmente precisam desse tempo maior nas travessias. É muito importante essa
iniciativa da Prefeitura de Curitiba, pois estamos investindo na segurança de
toda a população”, diz a secretária extraordinária dos Direitos da Pessoa com
Deficiência, Mirella Prosdocimo.
A senhora Darci Graminho dos Santos, 71
anos, que faz atividade física na Praça Ouvidor Pardinho, testou e aprovou o
novo semáforo, que no local passou a abrir por 18 segundos para o pedestre com
cartão da Urbs – seis segundos a mais que o tempo convencional. “É um ótima
ideia, vai nos ajudar muito, pois muita gente de mais idade tem uma grande
dificuldade para atravessar a rua. O perigo é constante”, afirma.
Pesquisa - A Prefeitura de Curitiba
realizou, em 2013, uma pesquisa inédita com 470 pedestres idosos em vários
cruzamentos do Centro da cidade, determinando velocidade e tempos médios de
travessia. Os dados levantados serviram de base para o aumento de tempo em
muitos semáforos de pedestres de Curitiba e também para o cálculo do tempo de
abertura dos semáforos especiais para pessoas com mobilidade reduzida.
“A
intenção da implantação do semáforo inteligente é reduzir as fatalidades no
trânsito da capital paranaense, principalmente com idosos, as maiores vítimas
de acidentes fatais com pedestres na cidade segundo levantamento do projeto
Vida no Trânsito. Com esta ação, Curitiba se prepara para atender com maior
segurança o pedestre idoso que, segundo dados do IBGE, em 20 anos, terá sua
população triplicada no Brasil”, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza
Simonelli.
Confira os locais onde serão instalados
os novos equipamentos:
Rua Francisco Raitani x Hospital do
Idoso
Rua 24 de Maio X Pça. Ouvidor Pardinho
(Unidade de Atenção ao Idoso)
Rua Ubaldino do Amaral x Rua Amâncio
Moro (Igreja do Perpétuo Socorro)
Rua Amâncio Moro x Rua Mauá (Igreja
Perpétuo Socorro)
Rua João Negrão x Rua Pedro Ivo
(Terminal do Guadalupe)
Rua André de Barros x Rua João Negrão
(Terminal do Guadalupe)
Av. Mal. Floriano Peixoto x Av.
Visconde de Guarapuava (local com muitos atropelamentos)
Av. Visconde de Guarapuava x Rua João
Negrão (INSS)
Av. Mal. Floriano Peixoto x Rua Pedro
Ivo (Estação Pça Carlos Gomes)
Rua Pedro Ivo x Rua Des. Westphalen
(Pça. Rui Barbosa)
Rua Cap. Souza Franco x Av. Vicente
Machado (Hospital da Cruz Vermelha e Hospital Geral de Curitiba)
Rua XV de Novembro x Rua Camões
(Associação dos Deficientes Físicos do Paraná)
Av. São José x Rua Fioravante Dalla
Stella (Hospital do Cajuru)
Via Vêneto x Rua Marcos Mocelin
(Unidade de Saúde Santa Felicidade)
Via Vêneto x Rua Sta. Bertila Boscardin
(Terminal Santa Felicidade)
Av. Ver. Toaldo Túlio X Rua Antônio
Scorssin (Unidade de Saúde São Braz)
Rua Lysimaco F. da Costa x Rua Papa
João XXIII (Prefeitura)
Rua Dep. Mário de Barros x Rua Carlos
Pioli (Igreja do Divino,
Celepar, Serpro, Tribunal de Contas e Secretarias do Estado)
Rua João Gbur x Rua Fernando de Noronha
(UPA e Rua da Cidadania Boa Vista)
Rua Canadá X Rua Arary Souto (UPA e Rua
da Cidadania Boa Vista)
Av. Paraná x Rua Pedro Doska (Unidade
de Saúde Santa Cândida)
Av. Comendador Franco x Rua Henrique
Mehl (local com muitos atropelamentos)
Rua Zonardy Ribas x Rua Maestro C.
Frank (Terminal do Boqueirão)
Rua Anne Frank x Rua Napoleão Laureano
(Terminal do Carmo)
Rua Ten. Francisco F. De Souza x Rua
Gabriel Corisco Domingues (Terminal do Carmo)
Rua Waldemar Kost x Rua Anne Frank
(Unidade de Saúde Vila Hauer)
Rua Engº Benedito M. Da Silva x Rua
Filipinas (UPA Cajuru)
Rua Nivaldo Braga x Rua Osmário de Lima
(Unidade de Saúde Iracema Capão da Imbuia)
Rua Carlos Klemtz x Rua Adorides Jesus
C. Camargo (UPA Fazendinha)
Rua Carlos Klemtz x Rua Gen. Potiguara
(Terminal Fazendinha)
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