quinta-feira, 30 de abril de 2015

Em maio, Cineclube apresenta filmes do cineasta português Pedro Costa

O Cineclube da Cinemateca de Curitiba vai apresentar, durante o mês de maio, a Mostra Pedro Costa. Todo sábado será exibido e debatido um filme do cineasta português. As sessões são às 15h, com exceções nos dias 2 e 16, em que a exibição acontece às 16h. A entrada é gratuita.
Para manter vivo o interesse pelo cinema como arte e ampliar o público do espaço, a Fundação Cultural de Curitiba promove desde abril de 2014 o Cineclube da Cinemateca. Organizado pelo Coletivo Atalante, um grupo independente que há dois anos desenvolve atividades em diferentes áreas culturais, a iniciativa tem repercutido positivamente.

Programação:

Dia 2:
16h – “CASA DE LAVA” (Portugal/França/Alemanha, 1994. 110’, 12 anos). Elenco: Inês de Medeiros, Isaach De Bankolé, Edith Scob, Pedro Hestnes, Sandra do Canto Brandão, Cristiano Andrade Alves e Raul Andrade.
No início é o ruído, o desespero e o abuso. Mariana quer sair do inferno e estende a mão a um homem meio morto, Leão. Mariana, plena de vida, pensa que talvez possam escapar juntos do inferno. Acredita que pode trazer o homem morto para o mundo dos vivos. Sete dias e sete noites mais tarde percebe que estava enganada. Trouxe um homem vivo para o meio dos mortos.

Dia 9:
15h – “OSSOS” (Portugal/França/Dinamarca, 1997, 94’, 16 anos). Elenco: Vanda Duarte, Nuno Vaz, Maria Lipkina e Inês Medeiros.
Estrela de África, um bairro crioulo dos arredores de Lisboa. Um bebê de poucos dias irá sobreviver a várias mortes. Tina, a sua jovem mãe, o pega no colo e abre o gás. Resgatado pelo pai, ele dormirá nas ruas da cidade alimentado pelo leite da caridade alheia. Por duas vezes, quase será vendido, por desespero, por amor ou por quase nada. Mas Tina não se esquece e com a ajuda das suas vizinhas do bairro sua vingança se aproxima.

Dia 16:
16h – “NO QUARTO DA VANDA” (Portugal/Alemanha/Suíça, 2000. 171’, 18 anos). Elenco: Vanda Duarte, Zita Duarte, Manuel Gomes Miranda.
Vanda Duarte é uma jovem tóxico-dependente. Fechada em seu quarto pobre, vive com mágoa e desencanto, sentimentos que partilha com alguns familiares e amigos. Paralelamente, o bairro das Fontainhas, no norte de Lisboa, onde ela mora, começa a ser destruído pelos buldozeres.

Dia 23:
15h – “JUVENTUDE EM MARCHA” (Portugal/França/Suíça, 2006. 155’, 14 anos). Elenco: Ventura, Vanda Duarte, Beatriz Duarte, Gustavo Sumpta e Cila Cardoso.
Ventura, um operário cabo-verdiano que mora no subúrbio de Lisboa, é subitamente abandonado pela sua esposa Clotilde. Ele sente-se perdido entre o velho quarteirão no qual passou seus últimos 34 anos e seu novo endereço num prédio de baixo custo, recentemente construído num conjunto habitacional. Todas as pobres almas que ele ali se encontram parecem se tornar seus próprios filhos. Os cenários são as ruínas do bairro cabo-verdiano de Fontainhas, no noroeste de Lisboa, e o novo bairro Casal da Boba, construído pelo governo nos terrenos da maior lixeira do país.
O elenco é formado por atores não-profissionais, que desempenham os seus próprios papéis.

Dia 30:
15h – “ONDE JAZ O TEU SORRISO?” (Portugal/França, 2001. 103’, 12 anos). Elenco: Danièle Huillet e Jean-Marie Straub.
Filmando Jean-Marie Straub e Danièle Huillet durante a montagem de “Sicília!” (1999), Pedro Costa consegue expor o trabalho cinematográfico como um real confronto com uma matéria tecida de imagens e sons. Feito numa óbvia e tocante cumplicidade com o casal, este documentário atípico é também um caso exemplar de utilização do video digital. Nesta perspectiva, o filme é também um exercício de reconversão crítica de toda uma lógica formal naturalista e espontaneísta que, hoje em dia, domina as linguagens televisivas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário