terça-feira, 21 de junho de 2016

Cerâmica é o destaque de novas exposições no Museu Alfredo Andersen

Quatro novas exposições serão abertas ao público a partir desta terça-feira (21), às 18h, no Museu Alfredo Andersen (MAA). No local serão exibidas duas mostras paralelas do 5º Salão Nacional de Cerâmica: “Soraia Savaris e Juliana Pimenta” e “Coletiva de Cerâmica Contemporânea”. Além dessas, o público poderá contemplar as exposições “A Arte Que Caminha em Cerâmica” e “Ciclos: Transformando Zazios”. As mostras permanecem até 28 de agosto de 2016 e a entrada é gratuita.

SORAIA SAVARIS E JULIANA PIMENTA - As artistas plásticas de Curitiba e orientadoras das oficinas de Cerâmica no Museu Alfredo Andersen, realizam uma exposição onde retratam a diversidade técnica em forma de cerâmicas. O trabalho do homem com a argila remete há pelo menos cinco mil anos e é uma das formas mais antigas de processo poético. Utilizada para a confecção de objetos utilitários, decorativos e de arte, a argila é uma matéria-prima que ultrapassa fronteiras geográficas, culturais e de classe social.

COLETIVA DE CERÂMICA CONTEMPORÂNEA - A mostra de ceramistas contemporâneos tem um vasto repertório artístico, decorrente de diversos processos de tratamento da argila. Nela o visitante encontrará obras únicas, com formas, estilos e funções diferentes, elaboradas por artistas que estão sempre se reinventando, acrescentando e investindo no seu próprio estilo.
Participam desta mostra coletiva os ceramistas: Barbera van den Tempel, Camila BoNeaux, Daniele Costa, Eduardo Freitas, Isabelle Cattucci, Luna Loo, Natalia Lara Farina, Priscila Farone, Regina Costacurta, Renata Otsuka, Tainá Gomes.

A ARTE QUE CAMINHA EM CERÂMICA (foto) - A artista plástica Aurora Lino retrata um pouco da história do sapato ao montar uma espécie de linha do tempo expondo calçados feitos de cerâmica. Esta exposição tem como objetivo conservar a memória, promover atividades culturais ligadas ao produto do comércio e proporcionar um passeio ao mundo do calçado.

CICLOS: TRANSFORMANDO VAZIOS - Esta exposição, que envolve pesquisa, produção em cerâmica, técnica e poética, reúne o trabalho de cinco ceramistas sob orientação da artista plástica Soraia Savaris. São eles: Caroline Pértile, Claudia Ines Parellada, Elaine Dehmer, Anne Marie Zimmerman, Jussara Samia Inada.

O Museu Alfredo Andersen está situado na rua Mateus Leme, 336, São Francisco e pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 10h às 16h. Mais informações:3222-8262 / 3323-5148 ou www.maa.pr.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário