quinta-feira, 16 de junho de 2016

O Ensemble de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba apresenta neste sábado (18), às 18h30, concerto único com os quartetos de Johannes Brahms (1833-1897). O concerto que acontece na Capela Santa Maria será realizado por três quartetos, cada obra com uma formação distinta, preservando a original em que as obras foram compostas, com violas, violinos e violoncelos.
Nas obras de Brahms encontram-se inúmeras coleções de Lieder (canções), compostas em formas tradicionais no estilo lírico, envolvido em ricas harmonias. Em sua época o compositor foi considerado na mesma altura de Bach e Beethoven, com os quais formaria os três "B" da história da música.
O programa conta com “Quarteto de Cordas nº 1 em Dó menor Op. 51” e “Quarteto de Cordas em La menor op. 51 nº 2”, as duas composições levaram 20 anos para serem concluídas e apresentam uma semelhante inspiração “nórdica” e sombria. Por fim, será executado o “Quarteto de Cordas em Si bemol maior, op. 67 nº 3”, frequentemente subintitulada de “Quarteto Vienense” por se tratar de uma obra repleta de vivacidade.
No dia do concerto, e nas mídias sociais da Fundação Cultural de Curitiba, Osvaldo Colarusso apresenta o pré-concerto, com informações importantes para a melhor apreciação do Programa. O músico além de atuar como regente, desenvolve atividades como produtor e apresentador de programas de Música Clássica na Emissora Estadual do Paraná e mantém uma classe de Harmonia e Análise.

Os ingressos para esta apresentação do Ensemble de Cordas da Camerata Antiqua de Curitiba custam R$ 20,00 e R$10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário