quarta-feira, 15 de junho de 2016

Exposição no Shopping Jardim das Américas discute questões ambientais

Sempre envolvido nas questões ambientais e sociais, o Shopping Jardim das Américas está apresentando desde o dia 8 de junho a exposição "Minha Natureza Arte… Descartável… Arte”. As obras podem ser visitadas gratuitamente, no Espaço Cultural do Shopping (1º Piso), até 8 de agosto.
O objetivo é mostrar através da arte a educação para tornar o mundo mais sustentável. “A proposta desta mostra cultural é fazer uma reflexão sobre o consumo e o destino de embalagens e resíduos gerados pelo ser humano”, relata o artista idealizador da mostra, Oswaldo Fontoura Dias.
Nove artistas, sendo eles Carla Schwab, Eloir Jr., Felipe Sekula, Janete Fernandes, Kézia Talisin, Oswaldo Fontoura Dias, Raquel Frota, Suzana Lobo e Waltraud Sekula, foram convidados a produzir obras com materiais acumulados e que seriam descartados por eles mesmos. Como exemplos, embalagens e filtros de passar café, bulas de remédios, caixas de sucos, cones de tecidos, papelões, jornais e revistas, negativos fotográficos, bandejas de isopor, disquetes, entre outros. Desta forma, ao invés de irem para a natureza, estes materiais se transformam em obras artísticas somatizando conceitos contemporâneos e sustentáveis dentro da linguagem visual de cada profissional.
Um grito de alerta, mas também um hiato na cultura consumista – não sobrecarregar a natureza, mas sim, devolver ao meio obras de arte carregadas de questionamentos sobre o descartável e a sustentabilidade.
A exposição que já esteve em espaços nobres e oficiais como a Galeria de Arte da Fundação Mokiti Okada, a Fundação Copel e o Museu Oscar Niemeyer, durante as comemorações do 60º aniversário da Companhia Paranaense de Energia, poderá ser vista agora no Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas.

O Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas está situado na av. Nossa Senhora de Lourdes, 63, Jardim das Américas. Mais informações: 3366-5885.

Nenhum comentário:

Postar um comentário