quarta-feira, 15 de junho de 2016

Centro Juvenil de Artes Plásticas abre exposição que enaltece o samba

Nesta sexta-feira (17), às 18h, o Centro Juvenil de Artes Plásticas abre a exposição “100 Anos de Samba” com obras feitas pelos alunos do primeiro semestre de 2016 para homenagear este gênero musical, que comemora 100 anos em 2016.
O samba deriva de um tipo de dança de raízes africanas e no Brasil é considerado uma das principais manifestações culturais populares. Como gênero musical, o samba é uma expressão urbana surgida no início do século XX na cidade do Rio de Janeiro, nas casas das chamadas "tias baianas" - migrantes da Bahia. O encontro do samba de roda com outros gêneros populares como a polca, o maxixe, o lundu e o xote fez nascer um gênero de caráter totalmente singular.
A gravação do primeiro samba chamado “Pelo Telefone” aconteceu na capital carioca. O sucesso alcançado pela canção contribuiu para a divulgação e popularização deste autêntico gênero musical. Essas narrativas estarão presentes nas obras dos alunos, apresentadas nesta exposição.

A exposição “100 Anos de Samba” poderá ser visitada até dia 15 de julho, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário