A partir do dia 18 de julho, a linha
Juvevê/Água Verde passará a contar com o primeiro ônibus híbrido elétrico com
tecnologia plug in a entrar em operação na América Latina. O novo ônibus,
fabricado pela Volvo e apresentado pelo prefeito Gustavo Fruet nesta
quarta-feira (29), reduz em até 75% o consumo de diesel e a emissão de
poluentes e consome 60% menos energia que um similar movido a diesel,
proporcionado um expressivo ganho ambiental.
O veículo será testado durante seis
meses, sem qualquer custo para a cidade. “É mais um passo que Curitiba dá na
direção da sustentabilidade. Estamos preparando a cidade para o futuro,
incorporando novas tecnologias, implantando soluções capazes de reduzir a
emissão de poluentes e o número de acidentes de trânsito”, disse o prefeito,
que agradeceu a parceria da Volvo, do governo sueco e das universidades locais
no projeto de eletromobilidade em Curitiba. O projeto do HibriPlug envolve
ainda a Siemnes e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de
Curitiba e Região Metropolitana (Setransp).
Fruet lembrou que a preocupação da
cidade com a sustentabilidade é visível também em projetos como as Vias Calmas,
a Área Calma da região central, as faixas exclusivas para ônibus e a licitação
para o novo modelo de coleta, destinação e tratamento de resíduos sólidos.
O presidente da Volvo Bus Latin
America, Luis Caros Pimenta, destacou a parceria da companhia com Curitiba no
desenvolvimento de projetos inovadores. “Costumo dizer que somos mais
curitibanos que suecos. Mantemos com Curitiba, cidade sede do Grupo Volvo
continente, uma longa história para a demonstração e desenvolvimento de
tecnologias e soluções de transporte que ofereçam mais qualidade aos sistemas
de transporte e atendam às demandas e compromissos globais de redução de
emissões”, afirmou.
O HibriPlug é a segunda geração de
ônibus de baixa ou zero emissões de poluentes desenvolvidos pela Volvo. Já
operam em Curitiba dois modelos da primeira geração – o híbrido padron e o
híbrido articulado, que está sendo testado desde abril. Como seus antecessores,
o HibriPlug também funciona com dois motores, um elétrico e outro a combustível
– podendo operar em modo 100% elétrico em áreas definidas (período em que não
emite poluentes e é totalmente silencioso), e em modo híbrido em qualquer parte
do percurso.
Ao contrário dos outros modelos, no
entanto, o novo ônibus precisa ser carregado numa estação fixa que, neste caso,
foi instalada na pracinha que fica na confluência da Rua dos Funcionários com a
Menezes Dória, no bairro Juvevê, ponto final da Linha Juvevê-Água Verde. A
estação foi desenvolvida pela Siemens.
O tempo total de recarga é de apenas
seis minutos e a bateria tem autonomia de oito a dez quilômetros. Quando a
autonomia do veículo no modo 100% acaba, ele entra no modo híbrido, em que o
motor a diesel e o elétrico trabalham de forma paralela.
Além de receber as recargas rápidas nas
estações, a bateria do ônibus também é carregada com a energia regenerada pelas
frenagens do veículo, assim como acontece como os modelos Hibribus e Hibriplus,
já em circulação em Curitiba.
O custo da energia será bancado pela
empresa Auto Viação Redentor Ltda, parceira do projeto, e compensado com a
redução do consumo de combustível (diesel).
“Ao investir na eletromobilidade,
estamos cruzando uma nova fronteira no transporte público em Curitiba – um
esforço que se soma a outros avanços recentes, como a redução no tempo de
deslocamento com as faixas exclusivas e a abertura dos dados do sistema”, disse
Roberto Gregório da Silva Junior,
presidente da Urbs, empresa que gerencia o sistema de transporte da
capital.
Testes - A linha escolhida, que
transporta 2,2 mil passageiros por dia, tem um trajeto de 11,2 quilômetros.
Como a autonomia da bateria é de até 10 quilômetros, parte do trajeto será
feita com o motor a combustível.
A idéia é avaliar o desempenho nas duas
modalidades. A linha foi escolhida por passar pela região central, onde
normalmente há maior índice de emissões de resíduos, já que os ônibus param e
arrancam mais vezes. Assim, nessa área o ônibus se deslocará com o motor
elétrico em funcionamento.
Na mesma linha Juvevê/Água Verde –
portanto nas mesmas condições de operação – vão circular um modelo Hibribus
(elétrico + combustível) e um ônibus a diesel padron. O objetivo é avaliar e
comparar a performance de cada um dos modelos em consumo de combustível, a
redução de emissões, a eficiência energética e o custo operacional. Esse
monitoramento será feito on-line, por meio de um sistema fornecido pela
Ericsson e que será instalado no Centro de Controle Operacional (CCO), na Urbs.
Silencioso e moderno, o novo ônibus
promete se destacar na frota da cidade. Plotado a partir da criação artística
da designer Soraya Ribeiro Ribosvski, o HibriPlug é um ônibus padron com
capacidade para 90 passageiros, conforto interno, acessibilidade e wi fi.
Diferenças - Também desenvolvidos pela
Volvo, os ônibus híbridos em circulação em Curitiba – incluindo o articulado
lançado em abril – não precisam ser
ligados a uma tomada para receber carga elétrica. A bateria deles é alimentada
na frenagem. A cada vez que os freios são acionados a energia de desaceleração
é utilizada para carregar as baterias.
A outra diferença é a autonomia de
deslocamento do motor elétrico. Enquanto o HibriPlug pode rodar até dez
quilômetros com uma carga elétrica, o Hibribus
funciona com o motor elétrico acionado do arranque até a velocidade de
20km/h. A partir daí, justamente quando há menor esforço sobre o motor e
portanto menos emissão de poluentes, é que entra em operação o motor a
combustível.
Quando o ônibus está parado – seja no
ponto ou no semáforo – o motor a diesel é desligado automaticamente (bateria
acima de 40%) e, no arranque, entra em funcionamento o motor elétrico. No caso
do HibriPlug, o veículo funciona no modo 100% elétrico em qualquer velocidade
ou situação, desde que esteja carregado.
Outro benefício do Hibriplug é a sua
versatilidade na operação: pode-se programar o módulo elétrico para que entre
em operação em frente a escolas, hospitais e área central, reduzindo assim os
ruídos e emissões. Na área calma, o
Hibriplug automaticamente receberá um comando que não permita que a velocidade
ultrapasse os 40 km/h.
Tecnologia e mobilidade sustentável - Curitiba
tem sido reconhecida no Brasil e no exterior por sua política de mobilidade
urbana sustentável, que busca integrar todos os modais, inclusive deslocamentos
a pé.
Projetados há mais de 40 anos para a
convivência do ônibus e do automóvel , os eixos de transporte ganharam um novo
conceito com a implantação das Vias Calmas, que abriram espaço para a bicicleta
lado a lado com o ônibus e o carro. Já implantada nas avenidas Sete de Setembro
e Paraná/João Gualberto, as Vias Calmas reservam uma faixa para deslocamento
seguro do ciclista e serão levadas aos outros quatro eixos de transporte.
Outro projeto que, embora simples, tem
resultados excelentes, foi a implantação de faixas exclusivas para o ônibus em
trechos de trânsito mais congestionado da região central. As faixas permitiram
um ganho de 45% no tempo de deslocamento no trecho, beneficiando diretamente
quase 200 mil passageiros por dia.
A faixa exclusiva foi pintada na cor
verde, simbolizando a sustentabilidade social e econômica, na medida em que
prioriza o atendimento a quem utiliza o ônibus, e ambiental uma vez que, fora
do congestionamento, o ônibus emite menos poluentes.
Híbrido articulado - Em abril a Urbs
iniciou os testes com o HibriPlus, o primeiro ônibus híbrido elétrico
articulado em operação na América Latina. Integrado à frota da linha
Interbairros II, o ônibus é resultado de parceria voltada ao desenvolvimento de
novas tecnologias em mobilidade urbana, firmada pela Prefeitura de Curitiba com
a Real Academia de Tecnologia da Suécia, empresas privadas e instituições de
ensino e pesquisa de Curitiba e da Suécia.
O ônibus tem capacidade para 154 passageiros, ar condicionado, wi-fi, acessibilidade e piso baixo (sem degraus) facilitando o acesso de usuários com deficiência, idosos e cadeirantes, além de design interno que prioriza o conforto do passageiro. A operação é monitorada em tempo real no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs e pelo sistema de gerenciamento de frotas da Volvo.
O ônibus tem capacidade para 154 passageiros, ar condicionado, wi-fi, acessibilidade e piso baixo (sem degraus) facilitando o acesso de usuários com deficiência, idosos e cadeirantes, além de design interno que prioriza o conforto do passageiro. A operação é monitorada em tempo real no Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs e pelo sistema de gerenciamento de frotas da Volvo.
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