quarta-feira, 22 de junho de 2016

Exposição fotográfica na AL destaca a prática do skate no Paraná

Uma exposição fotográfica, instalada no Espaço Cultura da Assembleia Legislativa do Paraná, retrata a prática do skate no estado. São 25 imagens captadas pelo fotógrafo Pablo Vaz, que mostram o esporte sendo praticado por skatistas anônimos e profissionais pelas ruas de Curitiba e das principais cidades do interior.
Só em Curitiba e Região Metropolitana são 132 mil skatistas. No Paraná a prática envolve cerca de 350 mil pessoas, de acordo com a Confederação Brasileira de Skate. Os skatistas Rodil Júnior (o Ferrugem), Carlos de Andrade (o Piolho) e Marcelo Kosake representaram os atletas na abertura do evento. A exposição permanecerá aberta até sexta-feira (24).
O secretário estadual do Esporte e do Turismo, Douglas Fabrício, ressaltou que o skate é um dos esportes que devem ser inseridos nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio. “O governo do Paraná é parceiro dos municípios onde o skate é mais praticado. O governador Beto Richa criou o programa Talento Olímpico do Paraná, que oferece bolsas a atletas das mais variadas modalidades olímpicas, e o skate vai se transformar em uma modalidade olímpica já nos próximos jogos. Atuamos em sintonia com as federações esportivas, para fortalecer cada uma delas”, disse Fabrício.
O deputado Felipe Francischini, autor da lei que insere no calendário oficial de eventos o “Dia e a Semana de Fomento ao Skate”, celebrados em 21 de junho, disse que a prática desta modalidade é uma das atividades que podem afastar os jovens das drogas. “Eu acredito que o melhor tipo de projeto que se faz, somando com a educação, é o que tem o esporte acoplado. E o skate é um esporte individual que não necessita de uma estrutura grande. Fomentando essa ação aqui no nosso estado podemos atingir muitos jovens”, disse ele.
Esporte é permitir que as mentes sadias dos nossos jovens possam avançar cada vez mais na sociedade, distanciando-se de outras ações que possam aproximá-los da marginalidade. E essa exposição mostra que essa Casa é democrática e está aberta a todos os segmentos da sociedade”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano.

JOGOS OFICIAIS – O skate também está presente em dois Jogos Oficiais do Estado. Nos Jogos da Juventude (Jojups), que serão disputados a partir do mês que vem, foi apresentado como modalidade em 2013 em Umuarama. Em 2014, foi consolidado como modalidade fixa dos Jojups em Apucarana.
Nos Jogos Escolares, a participação do skate começou com seis atletas em 2014. No ano passado, o esporte reuniu 268 atletas, sendo 45 equipes masculinas e seis femininas no ano passado. Este ano, o skate também será disputado na final B, em Apucarana, em julho, e na final A, em Arapongas, em agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário