quarta-feira, 13 de maio de 2015

Boom latino-americano é tema da 46ª edição do Cândido

Mais de 45 anos depois de ter revelado ao mundo nomes como Gabriel García Márquez e Julio Cortázar, qual o legado do chamado boom latino-americano? A 46ª edição do jornal Cândido destaca o impacto do surgimento de um grupo de autores que colocou, definitivamente, a América-Latina em evidência no mundo literário.
Críticos e acadêmicos falam sobre autores tão diversos como Mario Vargas Llosa, Roberto Bolaño, Carlos Fuentes e Alejo Carpentier, que surgiram em um contexto - as décadas de 1960 e 1970 - em que parte da crítica apontava para o esgotamento da longa narrativa.
Além do conteúdo jornalístico, Laura Janina Hosiasson, professora de Literatura Hispano-americana na Universidade de São Paulo (USP) assina ensaio inédito sobre o tema, em que defende que o conteúdo produzido por esses autores vai além de qualquer rótulo. “O que é certo é que a alteridade, a impossibilidade de rotulá-los dentro de um mesmo saco salta à vista”, escreve a acadêmica. A equipe do Cândido também selecionou dez títulos latinos indispensáveis para entender o boom.
A edição ainda traz entrevista com Eduardo Jardim, biógrafo do escritor modernista Mário de Andrade. Nos inéditos, poemas de Paulo Venturelli e um trecho do romance Mentiras, de Felipe Franco Munhoz. Mariana Sanchez traduz conto do argentino Pablo Ramos, e Carlito Azevedo verte trechos de uma novela de Copi, pseudônimo do também argentino Raúl Damonte. Na seção Cliques em Curitiba, o repórter fotográfico Daniel Castellano apresenta o ensaio inédito Periscópio, que revela imagens da capital paranaense por ângulos inusitados, tiradas de cima de terraços, telhados e janelas de prédios do centro da cidade.
O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado, via correio, para assinantes a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal no seguinte endereço: www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas, vídeos e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário