segunda-feira, 11 de maio de 2015

Homenagem a Odette Ernest dias abre nova temporada da série “Solo Música

A Série Solo Música chega a sétima temporada em Curitiba. Serão 10 recitais ao longo do ano na Caixa Cultural, a partir deste mês. Como nos anos anteriores, a Série continua privilegiando a diversidade musical, com atrações de diversos gêneros e propostas inusitadas. O primeiro recital da temporada será nesta terça-feira (12), às 20 horas, com a flautista Odette Ernest Dias, que aos 85 anos fará um exclusivo recital baseado nas músicas do CD “Horizontes”, inteiramente solo e lançado em 2011. 
Este recital é uma homenagem a Odette Ernest Dias, que chegou ao país no início dos anos 50 e construiu uma carreira sólida como intérprete e professora de flauta. “É um recital perfeito para a abertura da temporada, pela importância de Odette Ernest Dias e pelo repertório escolhido pela artista, uma ousada fusão entre as músicas de compositores de épocas diferentes: o barroco Johann Sebastian Bach e o norte-americano Paul Horn, além de músicas sobre a natureza do barroco François Couperin, do impressionista Claude Debussy e o “Uirapuru”, de Heitor Villa-Lobos”, diz Alvaro Collaço, produtor, criador e curador da Série. A idéia de convidar Odette para a Série Solo Música surgiu quando Collaço ouviu o CD, gravado em 2010 na Igreja do Caraça, em Minas Gerais. Odette uniu as sarabandas das suítes de Bach, com as músicas de Paul Horn do disco “Inside”, gravado em 1968 no Taj Mahal, quando o músico e compositor viajou com os Beatles a Índia. O CD traz o espírito dos dois compositores: a música abstrata de Bach com a de Horn, que explorou em sua música a acústica de espaços como a pirâmides do Egito e o Taj Mahal. Odette conhecia Horn e chegou a telefonar a ele em 2009 avisando que gravaria suas obras. Paul Horn faleceu em junho de 2014. “O recital traz uma fusão entre a música clássica e a “world music”. A Série Solo Música é exatamente isso: propõe abertamente boa música, independente do gênero musical, atendendo a públicos bem diversos”, explica Collaço.

Opção pelo Brasil - Odette Ernest Dias nasceu em Paris. Graduou-se em 1951 pelo Conservatório Nacional Superior de Música de Paris, no Curso Superior de Música, tendo sido contemplada com o primeiro prêmio de Flauta e a medalha de Estética. Ainda nesse ano, participou do Concurso Internacional de Genebra (Suíça), no qual foi agraciada, por unanimidade, com a "Primeira Medalha de Flauta". Em 1952 veio para o Brasil, sendo convidada pelo Maestro Eleazar de Carvalho para fazer parte da Orquestra Sinfônica Nacional, na qual atuou até 1974. Integrou as orquestras da Rádio Tupi, da Rádio Mayrink Veiga, da Rádio Nacional e da TV Globo. Participou de gravações com inúmeros artistas da música popular. Exerceu as funções de solista de orquestra, recitalista e camerista. Fundou a Camerata do Rio.
Atuou como professora do Conservatório Brasileiro de Música e da Pró-Arte (RJ). De 1974 a 1994, residindo em Brasília, fez parte do corpo docente da Universidade de Brasília, atuando como professora de Flauta, Estética e Musicologia. Atuou como professora visitante da Universidade do Texas em Austin (EUA, em 1982), como professora visitante na Universidade Federal de Minas Gerais em 1992 e como professora convidada pela Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte (MG). Exerceu as funções de pesquisadora pelo CNPq e de consultora do CNPq e da CAPES.
Como recitalista, gravou diversos discos, entre os quais "Recital", "Sarau brasileiro", "História da flauta brasileira", "Carlos Gomes", "Modinha sem palavras", "Sonatas de Bach", "Le rossignol" e “Horizontes”. Publicou o livro "Mateus-André Reichert: um flautista belga na corte do Rio de Janeiro", pela Editora Universidade de Brasília/CNPq. Foi agraciada pela Funarte e pelo governo do Distrito Federal com a Comenda de Mérito Cultural por suas atividades musicais. É cidadã honorária de Brasília.
A apresentação de Odette Ernest Dias dentro da Série Solo Música tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Alvaro Collaço Produções. Ingressos a R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia) podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural, na Rua Conselheiro Laurindo, 280. Mais informações: 2118-5111.

A Série em 2015

Estas são as demais apresentações da Série Solo Música em 2015, em Curitiba.

09 de junho - KEN ZUCKERMAN - sarod
Norte-americano, radicado na Suíça, Ken Zuckerman é reconhecido como um dos principais virtuoses de sarod da atualidade e divulgadores da música indiana na Europa. Foi por três décadas discípulo de Ustad Ali Akbar Khan, tendo sido por 27 anos diretor do Ali Akbar College of Music, na Suíça. É, também, professor de alaúde medieval na Schola Cantorum Basiliensis,

23 de junho - DAVID TAVARES - violão flamenco
Nascido em Guarapuava, David Tavares reside na Espanha desde 1987 e lá fez sua carreira como violinista de flamenco e acompanhando artistas importantes em várias turnês. Possui dois CDs autorais, cujas composições mesclam a música flamenca com ritmos brasileiros. No Solo Música, David deverá realizar um recital com “standards” do flamenco, uma homenagem a Paco de Lucia e a sua música autoral.

14 de julho - GABRIEL GROSSI - harmônica
O brasiliense Gabriel Grossi é hoje nome de referência na harmônica no Brasil, com sete discos lançados, afora os trabalhos realizados com grandes nomes da MPB.  No Solo Música, Gabriel apresentará clássicos da Música Popular Brasileira e temas próprios, sendo esta a primeira vez que se apresentará sozinho no palco, com auxílio do recurso eletrônico do “looping”.

11 de agosto - RICARDO RODRIGUES - oboé
O fluminense Ricardo Rodrigues vive há 15 anos na Alemanha, sendo hoje professor na prestigiosa Escola Hans Eisler, de Berlim. É especialista em música contemporânea, sendo esta a tônica da sua apresentação no Solo Música, que traz uma novidade no projeto. Ele tocará duas músicas comissionadas pela Série Solo Música, dos compositores Harry Crowl e Jorge Antunes.

18 de agosto - RUBI - voz e violão
O cantor e ator goiano, que cresceu em Brasília e desde 1992 reside em São Paulo, fará no Solo Música um show que já foi aos palcos, o intimista “Consigo”, apenas com músicas e poesias do ator e compositor cearense Gero Camilo. Rubi possui três CDs Solo, com ótimas respostas de crítica e público.

15 de setembro - CLÁUDIO CRUZ - violino
Um dos principais violinistas do país, além de maestro de prestigio, Cláudio Cruz fará no Solo Música um recital raro, apenas com os prelúdios para violino só do compositor mineiro Flausino Valle (1894-1954). Cláudio Cruz registrou esta obra em CD, em 2011, disco premiado como melhor erudito pela Revista Bravo.

 13 de outubro - VICTOR GAMA - instrumentos novos: Acrux, Dino e Toha
O luso-angolano Victor Gama é compositor e criador de instrumentos novos e traz em seu trabalho influências de Walter Smetak e do Uakti. Mestre em Tecnologia da Música em Londres, tem trabalhado com grupos de prestigio como a Orquestra Sinfônica de Chicago, o Kronos Quartet e a Royal Opera House de Londres, além de ter projetos com a Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa, entre outras instituições. No Solo Música ele mostrará seus instrumentos da Série Pangeia.
                 
10 de novembro - ARJA KASTINEN - kantele
Chamado comumente de “harpa finlandesa”, o kantele é instrumento provavelmente de origem celta e intimamente ligado ao folclore do país.  A virtuosa Arja Kastinen  faz música autoral com este instrumento, sendo ela a primeira artista popular do país a ter doutorado na Academia Jean Sibelius. Possui cinco discos gravados. Virá pela primeira vez a América do Sul.

08 de dezembro - CLARICE ASSAD - piano e voz
Carioca, radicada nos Estados Unidos, a pianista, cantora, compositora e arranjadora Clarice Assad fará sua primeira apresentação em Curitiba, com ênfase no CD “Imaginarium”, lançado em 2014 nos Estados Unidos. O sobrenome Assad praticamente garante o padrão de qualidade. Clarice é filha de Sérgio Assad, do Duo Assad, portanto, sobrinha de Odair e Badi Assad.

Nenhum comentário:

Postar um comentário