quinta-feira, 14 de maio de 2015

Caixa Cultural Curitiba apresenta pesquisa sonora do Vozes Bugras

O grupo Vozes Bugras chega para uma curta temporada na Caixa Cultural Curitiba. Reconhecido por sua pesquisa sonora da cultura tradicional brasileira, o septeto feminino faz três apresentações do show Folia, de 15 a 17 de maio.
No palco, o grupo canta e toca instrumentos como violão, viola caipira e percussão, além de percussão corporal. O show recebe o mesmo nome do segundo disco do Vozes Bugras, lançado em 2014. Neste trabalho, as integrantes dedicam-se a ritmos como pastoris, lapinhas, folias de reis, bois, lendas, festejos e expressões culturais locais.
Há espaço no repertório também para o disco homônimo de estreia, de 2010, que traz cantos indígenas, torém, candombe e ritmos afro-brasileiros. A ideia é valorizar a ancestralidade e a mitologia das matrizes indígena, africana e europeia que compõem a identidade mestiça e enaltecem a força da mulher no legado cultural brasileiro.
Formado em 2002 por Anunciação, Anabel Andrés, Cássia Maria, Célia Gomes, Lucimara Bispo, Tiane Tessaroto e Ully Costa, o grupo se inspira no trabalho de grandes pesquisadores da cultura popular, como Inezita Barroso, Ely Camargo, Dércio Marques e Marcus Pereira. É um trabalho de resgate de canções, contos, ritos, mitos e lendas apresentando um reflexão sobre o sagrado e o feminino.
O grupo aproveita a passagem por Curitiba para ministrar uma oficina gratuita no dia 16 de maio, sábado, na Caixa Cultural Curitiba. O objetivo é ensinar a confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis.

As apresentações do Vozes Bugras acontecem sexta-feira e sábado às 20h e domingo, às 19h, com ingressos custando R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia - conforme legislação e correntista que pagar com cartão de débito Caixa. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura). Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário