terça-feira, 19 de maio de 2015

Estação de Sustentabilidade premiará cidadãos com ingressos para eventos culturais

Um leitor de cartão transporte que permitirá identificar usuários e premiar os mais assíduos na entrega voluntária de lixo é a novidade da quarta Estação de Sustentabilidade de Curitiba, entregue nesta segunda-feira (18). A nova unidade - resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Volvo do Brasil – fica no bairro Guabirotuba, em frente ao Horto Municipal, na Rua Salgado Filho, bem perto da Linha Verde. As três outras Estações de Sustentabilidade da cidade - localizadas nos bairros Tingui, Boa Vista e Santa Cândida – já coletaram juntas mais de 20 toneladas de recicláveis.
O leitor de cartão transporte instalado na Estação do Guabirotuba é uma forma de estimular ainda mais a adesão da população ao projeto. O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, conta que a intenção é dar prêmios simbólicos aos moradores que mais colaborarem com a coleta seletiva. ”É uma maneira de estimular e valorizar o cidadão que tiver assiduidade na separação do lixo. Juntamente com a Fundação Cultural iremos presenteá-los com ingressos para atividades artísticas do município”, diz. Os detalhes desse sistema ainda estão sendo definidos.
As Estações de Sustentabilidade foram concebidas para envolver os cidadãos na gestão dos resíduos sólidos e aperfeiçoar a coleta seletiva, já que possuem divisórias para receber diferentes tipos de resíduos. Isso garante um aproveitamento muito maior dos resíduos. “A estação de sustentabilidade é um sucesso. O aproveitamento do material coletado nesses equipamentos é de 98%, enquanto que nos caminhões do Lixo que não é Lixo o percentual chega a 60% – ou seja, 40% do material coletado não pode ser aproveitado e tem que ser encaminhado para o aterro sanitário”, explica Lima.
Além disso, as estações representam um mecanismo de inclusão social, ao delegar a administração dos resíduos para associações de catadores.
Para Vitor Ferreira, 10 anos, aluno da Escola Municipal Professora Donatilla Caron dos Anjos, a inauguração da Estação é um estímulo para a adoção da separação do lixo. “Na minha casa fazemos mais ou menos a separação. Preciso pegar no pé da família e agora vou insistir para entregar o lixo reciclável na Estação da Sustentabilidade”, disse. “A reciclagem é uma maneira de preservar o meio ambiente e cuidar do mundo, disse Beatriz Sabino, 10 anos, também aluna da escola.
A Estação Sustentabilidade está apta a receber 12 tipos de materiais recicláveis, como vidro, papel, papelão, embalagem longa vida, plásticos, rótulos, tampas e garrafas pet, além de latas de alumínio e outros metais.

Parceria - A Estação Sustentabilidade do Guabirotuba tem outra novidade. É a primeira patrocinada por uma empresa privada – no caso, a Volvo do Brasil S.A. “O conceito de sustentabilidade da estação está totalmente alinhado com os princípios da nossa empresa, que já realiza a reciclagem e outros ações ambientais no processo industrial”, explica a coordenadora de meio ambiente da Volvo, a engenheira ambiental Carolina Bedran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário