segunda-feira, 18 de maio de 2015

Museu Oscar Niemeyer tem programação voltada à Semana Nacional de Museus

De 19 a 24 de maio, terça a domingo, o Museu Oscar Niemeyer participará da 13ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram. O tema desta edição é “Museus Para uma Sociedade Sustentável” e serão realizadas atividades em 609 municípios brasileiros, em 1.978 museus e outros centros culturais.
No MON, o público poderá participar de visitas mediadas na exposição “História do Acervo MON – Em Aberto”, de terça a domingo, às 15h, nas salas 8 e 9. A visita também se estende ao Hall da sala 1, na qual obras selecionadas de acordo com a temática do evento estarão expostas em uma mostra especial, intitulada “Arte e Sustentabilidade”, com obras dos artistas: Efigênia Rolim, João Osorio, Pilar Ovalle e Elvo Benito Damo. Já no vão-livre, haverá uma exibição de carros elétricos da Renault, que contribuem com o meio ambiente por não emitirem gases nocivos.
No sábado, 23, serão realizadas ações educativas com o Coletivo “Bem Local”, no vão-livre, das 14h às 18h. No domingo, 24, acontecem duas atividades especiais com a artista Katia Horn: às 15h, uma contação de histórias com recorte em papel; e às 16h30, uma oficina de construções em papel reaproveitado, que serão realizadas no Pátio das Esculturas e na Oficina da Ação Educativa, respectivamente. Para a oficina, são 60 vagas disponíveis e os passaportes devem ser retirados na Ação Educativa uma hora antes. Katia Horn é artista plástica, atriz e arte-educadora. Nascida em Santa Catarina e radicada em Curitiba, trabalha principalmente com papel, material que pesquisa há anos.
As atividades que acontecem no interior do MON têm valor da entrada do museu: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia-entrada). As ações na área externa são gratuitas. Maiores de 60 anos e menores de 12 anos têm entrada franca.

Semana - A “Semana Nacional de Museus” acontece em homenagem ao “Dia Internacional de Museus”, comemorado em 18 de maio. A data foi criada em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus (Icom). Realizado pelo Ibram - Instituto Brasileiro de Museus, esta semana traz exposições, visitas mediadas, espetáculos teatrais, oficinas, seminários e palestras, entre outras atividades, ao redor de todo o país. Este ano, a ação terá participação recorde de instituições.

Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário