quinta-feira, 28 de maio de 2015

Comemorações de dez anos do Espaço Cultural BRDE começam com mostra de esculturas

O Espaço Cultural do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que funciona no histórico Palacete dos Leões, no Alto da Glória, em Curitiba, completa dez anos de atividades. As comemorações começaram nesta terça-feira (26) com a abertura da exposição “ARR”, das artistas paranaenses Eliane Prolik e Anna Mariah Comodos.
O Palacete dos Leões, inaugurado em 1902, abrigou por 80 anos a família e descendentes de Agostinho Ermelino de Leão Júnior, fundador da indústria de chás Leão Jr. Em 1984, foi adquirido pela IBM do Brasil, que restaurou o casarão e construiu em parte do terreno o edifício que hoje é a sede do BRDE.
Ao adquirir o imóvel, o BRDE transformou o casarão histórico em espaço cultural. “O Banco está aliando a força empreendedora da instituição com a promoção da arte e da cultura do Paraná”, diz o superintendente da agência paranaense do BRDE, Paulo Starke Jr.
Em dez anos de programação artística, o Espaço Cultural BRDE recebeu exposições individuais e coletivas de pintura, desenho, gravura, fotografia, obras tridimensionais, instalações e outras técnicas.

ESCULTURAS - A exposição apresentará trabalhos inéditos das artistas Eliane Prolik e Anna Mariah Comodos. A mostra apresenta esculturas instaladas, com o recobrimento ou envolvimento de painéis expositivos, que ocupam as duas principais salas do Espaço Cultural BRDE.
As artistas contam que foram utilizadas telas brancas finas, vazadas e transparentes, material comum usado para a proteção de construções e obras civis.
O uso de espelhos e outras superfícies símiles polidas são inseridos para intensificar a relação entre obra, contexto, embate corporal e a leitura do espectador.

AS ARTISTAS - Nascida em Curitiba, Eliane Prolik é graduada em Pintura pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Desde o final dos anos 1980 trabalha com escultura, objeto e instalação.
Participou de diversas exposições nacionais e internacionais, como a 25ª e 19ª Bienal Internacional de São Paulo, 1ª Bienal do Mercosul, Bienal Brasil Século XX e a Panorama da Arte Brasileira.
Entre suas exposições individuais destacam-se Projeto Octógano, na Pinacoteca de São Paulo, e Capulus, no Centro Universitário Maria Antonia, em São Paulo. Foi premiada no Salão Nacional e Salão Paranaense.
A curitibana Anna Mariah Comodos começou os estudos na Escola de Música e Belas Artes aos 17 anos. Poucos anos depois, foi premiada com a 3.ª colocação no Salão de Belas Artes da Primavera de 1951. Voltou a expor em 1984, em duas mostras coletivas.
Em 1987, foi premiada no 44.º Salão Paranaense. Em 1992, recebeu novamente o prêmio, na 49.ª edição do Salão Paranaense. Em duas décadas de carreira, Anna Mariah participou de diversas exposições individuais e coletivas, como a mostra Panorama da Arte Paranaense.

O Palacete dos Leões está situado na Avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória, e a exposição “ARR” pode ser visitada até dia 3 de julho, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário