quinta-feira, 21 de maio de 2015

Penitenciária Central do Estado inicia campanha 2015 para doação de livros

A Penitenciária Central do Estado (PCE) está lançando uma nova campanha de doação de livros para ampliar as opções de leitura aos sentenciados da unidade prisional. Arte: SESPA Penitenciária Central do Estado (PCE) está lançando uma nova campanha de doação de livros para ampliar as opções de leitura aos sentenciados da unidade prisional. Arte: SESP A Penitenciária Central do Estado (PCE) está lançando uma nova campanha de doação de livros. O objetivo é ampliar as opções de leitura aos detentos da unidade prisional. A arrecadação acontecerá durante todo o ano e as obras podem ser entregues diretamente na PCE, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, ou na sede da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, em Curitiba.
Podem ser doados livros de literatura brasileira e estrangeira, de ficção, aventura, romance e outros gêneros, com exceção de livros didáticos, enciclopédias e revistas”, diz a pedagoga da unidade, Rosimeiry Mostachio.
A Coordenação de Educação, Qualificação e Profissionalização de Apenados do Departamento de Execução Penal (Depen) promove campanhas permanentes de doação de obras literárias. A intenção é alimentar todas as unidades do sistema prisional paranaense que participam do Projeto de Remição de Pena pelo Estudo através da Leitura. Os interessados em colaborar podem fazer contato pelo e-mail projetoleitura@seju.pr.gov.br.

PROJETO – A cada mês, o preso pode ler um livro e computar o equivalente a quatro dias de remição da pena, após produzir uma resenha, que passa por correção de professores de Língua Portuguesa cedidos pela Secretaria de Estado da Educação.
Todos os presos alfabetizados das unidades penais do Paraná podem participar do projeto, instituído pela lei estadual nº 17.329/2012. O Estado é pioneiro nesta ação. “É uma forma de introdução às atividades educacionais, oferecida aos apenados que não estão matriculados na escola ou inseridos em canteiro de trabalho”, explica a coordenadora responsável pelo projeto, Glacélia Quadros.
Clássicos da literatura brasileira e mundial, como Machado de Assis, José de Alencar, Daniel Defoe e Albert Camus são alguns dos autores mais procurados e fazem parte dos 24.651 exemplares que foram distribuídos para os 30 estabelecimentos penais que desenvolvem o projeto, nos últimos dois anos.
Já são mais de 19 mil obras literárias lidas, com conclusão do processo de escrita, reescrita e escrita final. “Além do direito à remição, a ideia é formar leitores cada vez mais cultos e intelectualizados, críticos e capazes de mudar a sua realidade”, afirma Glacélia.

LOCAIS DE ARRECADAÇÃO – Os interessados em contribuir com a campanha de doação de livros para o sistema prisional podem fazer a entrega das obras no Setor de Pedagogia da PCE (Avenida das Palmeiras, s/n, Jardim Primavera, Piraquara) ou no Núcleo de Comunicação da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Edifício Caetano Munhoz da Rocha – 4º andar, Rua Deputado Mario de Barros, 1.290, Centro Cívico, Curitiba), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Na PCE, os livros também podem ser entregues nos dias de visita aos presos, na caixa de doação que ficará no controle de acesso na entrada do Complexo Penitenciário de Piraquara. No interior do Estado, as entregas podem ser feitas diretamente nas unidades que integram o sistema prisional.

RECONHECIMENTO – A iniciativa paranaense do Projeto de Remição pela Leitura recebeu o Prêmio Estadual Selo ODM (Objetivos do Milênio) Paraná 2013 e o Prêmio Nacional de Boas Práticas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário