quinta-feira, 28 de maio de 2015

Caixa Cultural apresenta “Frevotron” no final de semana

A Caixa Cultural Curitiba apresenta o show “Frevotron” nos dias 29, 30 e 31 de maio. O projeto reúne os músicos DJ Dolores, Maestro Spok e Yuri Queiroga no palco pela primeira vez, propondo o desafio de estudar a anatomia do frevo, desconstruindo-o e recontextualizando-o para romper os limites da tradição.
Se por um lado o show tem o frevo como guia, por outro busca na improvisação a sua execução. E mesmo quando os músicos acabam se aventurando em outros estilos, a música tradicional de Pernambuco está lá, sempre presente. Na internet, o grupo lançou algumas faixas, entre elas Frevo Escroço, com participação do cantor Otto, e Travessia, com Jorge Du Peixe, vocalista da Nação Zumbi.
É um lance experimental e improvisado. Tem eletrônica, guitarra e, agora, sax e frevo. Não pensamos muito em formatos. As coisas fluem naturalmente”, explica o multi-instrumentista Yuri Queiroga, responsável pelo baixo e sintetizador. Queiroga, que é integrante de diversas bandas, atua também como produtor, tendo faturado um Grammy Latino pelo seu trabalho no disco “Qual o assunto que mais lhe interessa?” (2007), de Elba Ramalho.
No palco, ele estará ao lado de Maestro Spok, saxofonista e líder da Spok Frevo Orquestra, que vem trabalhando na renovação do gênero com bastante sucesso nacional e internacional. Já acompanhou artistas como Raimundo Fagner, Alceu Valença, Antônio Nóbrega, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Sivuca, Naná Vasconcellos, entre outros. No projeto “Frevotron”, utiliza os saxofones alto, soprano, tenor e principalmente o barítono.
DJ Dolores é músico e produtor desde 1997, tendo lançando os álbuns “Contraditório” (2000), “Aparelhagem” (2004) e “1 Real” (2008). Também assina as trilhas dos filmes “Narradores de Javé” (2003) e “A Máquina” (2005) e com os projetos Orchestra Santa Massa, Aparelhagem e Blind Date, bem como em carreira solo, fez grandes turnês pela Europa e América do Norte.
As apresentações do “Frevotron” acontecem sexta-feira (29) e sábado (30), às 20h e domingo (31), às 19h e são livres para todas as idades. Os ingressos custam R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia, conforme legislação e correntista que pagar com cartão de débito Caixa. A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura). Mais informações: 2118-5111.


Nenhum comentário:

Postar um comentário