sexta-feira, 29 de maio de 2015

Museu Oscar Niemeyer recebe novas obras de arte apreendidas na Operação Lava Jato

O Museu Oscar Niemeyer (MON) recebeu nesta semana 45 obras apreendidas na 13ª Operação Lava Jato.  São 40 telas e 5 esculturas de artistas como Arthur Luiz Piza, Antonio Gomide, Carlos Scliar, Daniel Senise (foto) , Amilcar de Castro, Nelson Leirner, Arcangelo Ianelli, Tarsila do Amaral, além de duas esculturas de Bruno Giorgi, entre outros. Este é o quarto lote que o MON recebe desde o início da operação.
De acordo com a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika, o MON é fiel depositário e responsável pela guarda das obras. “É importante para o Museu Oscar Niemeyer a confiança depositada pela Justiça Federal. Destaco que a Reserva Técnica do Museu abriga atualmente quase 4 mil obras, além das apreendidas nesta operação, que estão preservadas conforme os critérios museológicos internacionais”, afirma.
Até decisão da Justiça Federal, que deve definir se os lotes irão compor o acervo do MON, não cabe à instituição realizar o laudo de autenticidade nem averiguar o valor de cada uma das obras. Elas vão passar por todo o procedimento técnico adequado: quarentena, higienização e preservação e ficarão na Reserva Técnica.

Histórico - O MON recebeu quatro lotes de obras entre maio de 2014 e maio de 2015. O primeiro com 16 obras; o segundo em fevereiro deste ano com 48; em março mais 139 e agora em maio, 45. Atualmente o espaço tem no acervo 248 obras que vieram das apreensões da Polícia Federal na Operação Lava Jato, deflagrada em março de 2014.

Obras em Exposição - O MON abriu no dia 14 de abril a mostra “Obras Sob Guarda do MON”, com um recorte de 48 obras apreendidas. São nomes como Di Cavalcanti, Cícero Dias, Vik Muniz, Miguel Rio Branco, entre outros. A mostra ficará aberta ao público até dia 12 de julho. Não previsão em expor as outras obras apreendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário