sexta-feira, 17 de julho de 2015

Compositores brasileiros inspiram concerto da Camerata Antiqua

Inspirada por compositores brasileiros, a Camerata Antiqua de Curitiba faz duas apresentações na Capela Santa Maria neste fim de semana, sob a regência de Mara Campos. Programados para sexta-feira (17) às 20h e sábado (18) às 18h30, os concertos integram a temporada 2015 que é patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo.
Mara Campos, é diretora musical e regente titular do coro da Camerata, e neste concerto em especial irá reger todo o grupo, coro e orquestra. Entre outros projetos, Mara foi responsável pela criação e coordenação dos Festivais de Coros da Aliança Francesa, Igreja São Francisco, Grupo Pão de Açúcar e o Encontro de Coros Camargo Guarnieri do Festival do Theatro Municipal de São Paulo.
Apesar do concerto ser voltado à música nacional, a obra “Beatus Vir”, do italiano Claudio Monteverdi (1567-1643), abre as apresentações. Mara Campos, também responsável pelos comentários durante o concerto, explica este paradoxo: “Dentro de um enredo brasileiro escolhi a de Monteverdi para o início, pois transmite a tônica que quis ressaltar, ou seja, um repertório combinando duas linhas musicais simultâneas, o que chamamos de contraponto modal”.
O programa também reserva obras de Camargo Guarnieri (1907-1993), e seu sucessor Osvaldo Lacerda (1927-2011). A “Missa de Dilígite”, de Guarnieri, sendo uma obra sacra, reflete um espírito reflexivo e intimista. Já “Provérbios”, de Lacerda, pouco utilizada até agora pela Camerata, se destaca pelo seu caráter popular e profano, que inclui ditos tradicionais como: “quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
Está prevista ainda uma homenagem ao compositor local Henrique de Curitiba Morozowicz (1934-2008), com o poema sonoro “Evocação das Montanhas”. A regente reforça que a música clássica não está longe do público, “a ideia é mostrar que a música consegue ultrapassar as barreiras, sempre fazendo um paralelo entre a música regional e internacional”, conclui Mara.

O próximo concerto da Camerata acontece nos dias 14 e 15 de agosto, na Capela Santa Maria. Os ingressos para esta apresentação da Camerata Antiqua de Curitiba custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário