quinta-feira, 16 de julho de 2015

Exposição celebra os 10 anos de Amely

Amely, a boneca inflável criada pela cartunista Pryscila Vieira, celebra sua primeira década com o lançamento da exposição "Amely 10 Anos" nesta quinta-feira (16), às 19h30, no Museu da Gravura. A mostra contará com 60 tirinhas publicadas em jornais de grande circulação no Brasil e esculturas de Amely criadas pela própria autora sob a orientação do artista Thiago Provin.
Comprada em um site de vendas, Amely chega à casa de seu comprador com dois “defeitos" de fabricação: ela pensa e fala, como toda mulher de verdade. Então, Amely torna-se uma mulher real, com vontade própria, apesar de seus compradores não esperarem nada dela além do que um objeto sexual pode oferecer.
Os cartoons de Amely tratam dos sentimentos de alguém que não esperamos que os tenha, muito menos que os expresse tão veementemente. E num mundo por vezes machista, algumas mulheres deparam-se com situações semelhantes às dos quadrinhos. Amely faz comédia com a tragédia da vida das mulheres.
Em cartaz no espaço administrado pela Fundação Cultural de Curitiba até o dia 13 de setembro, a exposição segue para São Paulo, Rio de Janeiro e Roma.

Sobre Pryscila Vieira – Começou sua carreira aos 14 anos, desenhando num jornal de sua cidade. Formou-se em Desenho Industrial (1999). Participou de concursos de desenho de humor e conquistou vários prêmios mundo afora, sendo uma das raras mulheres a fazer parte do universo tão masculino como o do cartoon. Em 2005, Pryscila criou Amely, e foi convidada para exposições sobre os direitos da mulher que aconteciam em todo o mundo. A criadora concorreu duas vezes ao HQMix na categoria "Melhor Tira Nacional do Brasil" (2009 e 2011). Amely esteve diariamente no Metro Internacional (2007 a 2010) e atualmente é publicada no jornal Folha de São Paulo.

O Museu da Gravura Cidade de Curitiba está situado no Solar do Barão (rua Carlos Cavalcanti, 533, Centro) e a exposição “Amely 10 Anos” pode ser visitada até dia 13 de setembro, de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h, com entrada franca. Mais informações: 3321-3269.

Nenhum comentário:

Postar um comentário