quinta-feira, 9 de julho de 2015

Um clássico infantil se transforma em uma aventura totalmente sem palavras na Caixa Cultural

Uma rainha com ciúmes da enteada e com o coração cheio de inveja da beleza da jovem. Uma princesa inocente que foge da madrasta e acaba conhecendo sete pequenos homens que a acolhem numa pequena casa. A clássica história dos irmãos Grimm quase todos já conhecem. Mas, como seria essa aventura contada num espetáculo onde os personagens não falam? Foi pensando nisso que o grupo carioca Centro Teatral Etc e Tal resolveu criar a montagem "Uma Peça e Duas Linguagens: ¿Branca de Neve?" que será apresentada na Caixa Cultural neste final de semana
Por meio de mímicas e uma técnica conhecida como "teatro de sombras", os atores Márcio Moura, Melissa Teles-Lôbo e Alvaro Assad criaram e encenam vinte personagens dessa trama. "Como o corpo de um ator na mímica é muito versátil, qualquer giro já possibilita que tenhamos outro personagem. E, às vezes, interpretar com um espaço vazio na frente dá a nítida impressão ao público de que existem outros personagens", explica Assad que, além de atuar, também dirige a peça.
Para criar o espetáculo, os atores entraram em contato com a companhia "Gente Falante", de Porto Alegre. Segundo Assad, a companhia gaúcha preparou todas as silhuetas e fez uma assessoria de manipulação. A experiência resultou num cenário que é construído sob o ponto de vista do público. "Os atores fazem mímicas e várias coisas que acontecem (no espetáculo) também são projetadas pelo que chamamos de silhueta humana e de silhuetas de bonecos, com as quais se tem a ideia daqueles personagens e de parte do cenário em sombra", detalha Assad.
O enredo conta com perseguições, tramas, calabouços, ilusão mímica desenhando montanhas, castelos, floresta, rios, animais e os mais inusitados objetos como se realmente estivessem ali. "Vale ressaltar que embora seja uma adaptação do clássico, vem com a tonalidade da comicidade do Etc e tal, que trabalha com a mímica e que fez esse roteiro para que o público tivesse o entendimento de uma história que é diferente", lembra o diretor.
A trilha sonora de Joaquim de Paula auxilia o público a embarcar na viagem de ilusões criada pelos atores. O figurino é assinado por Fernanda Sabino e a iluminação fica por conta de Aurélio Oliosi, que, para o diretor, traz um olhar muito divertido pra contar essa história.

O grupo - O Centro Teatral e Etc e Tal é uma das únicas companhias brasileiras com representatividade internacional, que tem na mímica e na comicidade suas características latentes. Sempre com núcleo fixo e os mesmos colaboradores na ficha técnica, o grupo vem imprimindo uma linguagem própria e aprofundada sobre a mímica e a comicidade, sem perder o que mais se preza no fazer teatral: a relação empática com o público. É um dos poucos grupos brasileiros de trabalhos continuados que investe nas inúmeras possibilidades da mímica e tem conseguido aliar pesquisa artística e autogestão no cenário teatral nacional.

"Uma Peça e Duas Linguagens: ¿Branca de Neve?" é indicada para o público infanto-juvenil e suas apresentações acontecem na sexta-feira (10), às 14h; sábado (11), às 15h e 17h e domingo (12), às 15h. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário