quinta-feira, 16 de julho de 2015

Na Caixa Cultural, uma exposição inédita no Brasil: “Mandela em Cartaz”

A Caixa Cultural Curitiba traz para a cidade a exposição “Mandela em Cartaz”, inédita no Brasil. Com 95 obras em homenagem ao ex-presidente sul-africano, a mostra abre no dia 18 de julho (sábado), às 11h, data em que líder político completaria 97 anos de idade.
Em maio de 2013, para celebrar os 95 anos de Nelson Mandela e sua contribuição à humanidade, dois designers sul-africanos resolveram criar um projeto. Jacques Lange e Mohammed Jogie estimularam a criação, no mundo todo, de cartazes expressando o legado humanitário do ex-presidente, desenhados exclusivamente para a ação. Para isso, criaram a fundação Mandela Poster Collective e associaram-se à Universidade de Pretoria, localizada em uma das três capitais do país.
O número e a diversidade de origem das inscrições surpreenderam os organizadores: mais de 700 cartazes vieram da Alemanha, Brasil, Argentina, Itália, Reino Unido, Quênia, Austrália, Egito, Malásia, México, entre muitos outros países. A partir desse acervo, formaram a coleção Mandela Poster Project 95 e organizaram uma semana de eventos na África do Sul. A coleção tem como originalidade associar um forte conteúdo humanitário a riquíssimas soluções visuais multiculturais e diversificadas.
Pouco tempo depois do lançamento, o líder sul-africano faleceu. Desde então, a exposição passou por Pretoria, Johannesburgo e Cidade do Cabo (África do Sul), Barcelona (Espanha), Montreal (Canadá), Londres (Inglaterra), Viena (Áustria) e Zagreb (Croácia), suscitando debates e conscientização sobre temas como o combate ao racismo e a exclusão social, a cultura da paz, a busca de entendimentos para superar as dissenções sociais. A mostra agora chega ao Brasil, com primeira parada em Curitiba. Depois, será exibida na Caixa Cultural Salvador, na capital baiana.
A exposição será complementada com informações históricas e objetivas sobre a vida de Mandela e os temas que tratou ao longo de sua vida, assumindo um caráter didático para um público diversificado.
Livre para todos os públicos, a exposição “Mandela em Cartaz” pode ser visitada até dia 27 de setembro, de terça a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 19h, com entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário