quinta-feira, 16 de julho de 2015

Richa anuncia a segunda etapa do restauro do Teatro Guaíra

O governador Beto Richa anunciou, nesta quarta-feira (15), a segunda etapa das obras de restauro do edifício do Centro Cultural Teatro Guaíra. O investimento, previsto em R$ 1,5 milhão, é feito em parceria com a Renault. Na primeira etapa foram feitas melhorias no Guairão. Agora é a vez do Guairinha receber obras para aumentar a segurança e o conforto do público e melhorar as condições técnicas para a realização dos espetáculos. A previsão é que esta etapa seja finalizada no início de dezembro.
O Teatro Guaíra é o maior ícone cultural do Paraná e uma das principais casas de espetáculo do País. Foi inaugurado em 1954 e passa agora por sua primeira grande reforma, graças à parceria do governo estadual com a iniciativa privada, por meio da Renault”, afirmou o governador. Ele destacou que os três espaços do teatro serão revitalizados, tornando-o mais moderno para melhor atender ao público. “É um projeto bastante abrangente e necessário”, disse Richa.
O anúncio foi feito em solenidade no Guairinha. Depois, junto com a vice-governadora Cida Borghetti; o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murguet, o secretário estadual da Cultura, João Luiz Fiani, e a diretora-presidente do Guaíra, Mônica Rischibieter, o governador esteve no Guairão, para conferir as melhorias da primeira etapa da obra, onde assistiu parte do ensaio do Balé Guaíra, para a apresentação de “Romeu e Julieta”.

PARANAENSE - O novo aporte de recursos dará continuidade ao trabalho de restauração do teatro, iniciado em meados de 2014, também em parceria com a Renault. O Teatro Guaíra é tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado. Por isso, todo o projeto de restauro deve ser executado respeitando o projeto original do edifício.
A Renault se considera uma empresa paranaense e, por isso, tem uma responsabilidade social e cultural com este Estado. Temos muito carinho pelo projeto de revitalização deste lugar tão simbólico para o Paraná e para Curitiba”, disse Olivier Murguet. “Mesmo neste momento difíceis para as montadoras, esta nova etapa de restauro prova que a Renault está firme no Paraná”, ressaltou.

MELHORIAS - Em 2014, na primeira etapa, o auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão) recebeu novos carpetes, cortinas e reparos nas 2.167 poltronas. Também foram trocadas as cortinas do auditório Salvador de Ferrante (Guairinha). O investimento foi de R$ 2,8 milhões.
Nesta segunda fase, passarão por reformas as portarias, além do restauro completo de todas as poltronas da plateia e balcão do Guairinha, com adequação de poltronas especiais para atender a legislação de acessibilidade. Haverá a troca do carpete da plateia e balcão do Guairinha e também instalação de réguas de iluminação de LED nas circulações internas do auditório, que balizarão o acesso do público.

NÃO PODE PARAR - Mesmo com as reformas, os espetáculos no teatro não param. “As obras estão sendo feitas em etapas para que o teatro continue funcionando. O espetáculo não pode parar”, disse o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani. “O Teatro Guaíra é o cartão de visitas da cultura no Estado, mas que ficou por muito tempo abandonado. Neste governo foi feito esforço para reforma-lo e tem conseguido com que o teatro cresça cada vez mais”, afirmou Fiani.
Este restauro é motivo de muita comemoração”, afirmou a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Monica Rischbieter. “O Guairão, que já passou pela reforma, está lindo e as novas obras vão trazer mais conforto para o público e beleza para os nossos espetáculos”, disse.
Mônica explicou que as obras compreenderão a total remodelagem dos sanitários, conforme os princípios básicos previstos para alterações de edifícios tombados, aprovados pela Coordenadoria de Patrimônio Histórico do Paraná.
Está prevista a reforma de todas as instalações elétricas do circuito de baixa tensão, com a troca de toda a fiação e lâmpadas de tecnologia atual, mas mantendo as luminárias originais; restauro do mobiliário do saguão do Teatro Guaíra e instalação de portas acústicas para isolamento entre os auditórios.

TRÊS AUDITÓRIOS - A cada etapa, os três auditórios – Guairão, Guairinha e Glauco Flores de Sá Brito (Miniauditório) – passarão por obras de restauração, adaptação, modernização e adequação, para que tenham melhores condições de atender ao público e a grande demanda de produções internacionais, nacionais e locais.

CONFIRA AS OBRAS DESTA SEGUNDA ETAPA DO RESTAURO

Reforma completa de todos os banheiros que atendem o público dos três auditórios que compõem o Centro Cultural – Guairão, Guairinha e Miniauditório.

Reforma completa das portarias que atendem a área administrativa - XV de Novembro - e acesso de artistas e a Escola de Dança do Teatro Guaíra - Aminthas de Barros.

Restauro completo de todas as poltronas da plateia e balcão do Guairinha, seguindo todas as premissas do restauro realizado no Guairão, onde a linguagem estética original foi rigorosamente mantida e a modernização dos materiais de estofamento (espumas) obedeceu critérios técnicos que garantiram a manutenção da acústica existente no espaço. Estão previstas também a adequação de poltronas especiais para atender a legislação de acessibilidade.

Troca total do carpete da plateia e balcão do Guairinha, com material de linguagem estética igual ao especificado originalmente na época da inauguração, mas com componentes técnicos atuais, para atender à legislação relativa à prevenção de incêndios.

Com a mesma finalidade de aumentar a segurança serão instaladas réguas de iluminação de LED nas circulações internas do auditório, que balizarão o acesso do público.

Visando a segurança do Grande Auditório, estão previstas reforma de todas as instalações elétricas que compõem o sistema de iluminação geral, substituindo-se toda a fiação e lâmpadas de tecnologia atual, mas mantendo as luminárias originais.

Um problema crônico de infiltração na laje de cobertura da abóboda sobre o palco do Guairão (caixa cênica) tem comprometido há vários anos espetáculos neste palco. Medidas paliativas foram tomadas para amenizar o problema, mas que ainda trazem riscos nos dias de grande chuva, pela precariedade das soluções.

Somente um tratamento de complexidade técnica, que é a infiltração de gel cristalizante pela área interna da caixa cênica, trará a correção definitiva ao problema.

Com a finalidade de minimizar o problema de vazamento do som dos grandes shows entre os auditórios serão instaladas portas acústicas em locais estratégicos.


Para propiciar mais conforto ao público será reformado todo o mobiliário do saguão da plateia do grande Auditório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário