sexta-feira, 24 de julho de 2015

Julião Boêmio anima roda de choro no projeto “Encontros Musicais”

As crianças do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, têm encontro marcado, todo mês, com a música instrumental brasileira. O projeto “Encontros Musicais”, que tem coordenação cultural de Ety Cristina Forte Carneiro, terá o cavaquinista curitibano Julião Boêmio orquestrando a diversão, nesse mês, na praça interna do hospital (rua Desembargador Motta, 1070). No final de junho, foi a vez do trio Mano a Mano, composto pelos músicos Sérgio Albach, Glauco Solter e Vina Lacerda, levar alegria e música de qualidade para os pequenos em tratamento na instituição.
Compositor de choros, maxixes e polcas, estudioso e professor de cavaquinho no Conservatório de MPB de Curitiba, Julião já dividiu o palco com nomes consagrados, como o violonista Yamandu Costa, a cantora Mônica Salmaso e o acordeonista Dominguinhos. A apresentação da roda de choro no Pequeno Príncipe contará, também, com os músicos Vinicius Chamorro, Daniel Miranda, Marcela Zanette e Ricardo Salmazo. Junto com Julião, o grupo promete encantar o público e estimular a musicalidade das crianças.
O projeto “Encontros Musicais”, viabilizado pela Lei Rouanet, realiza desde fevereiro apresentações mensais na Praça do Bibinha, um amplo saguão no interior do Hospital Pequeno Príncipe, onde acontecem atividades culturais. Projetos como esse contribuem para a democratização do acesso à arte e à cultura, trazendo-as para crianças, familiares e colaboradores da instituição. A importância da iniciativa está em garantir às crianças e adolescentes o direito à cultura e à observação do mundo com alegria e disposição, em um momento delicado como o da hospitalização.
No final do ano, o encontro entre Hamilton de Holanda e Yamandu Costa encerra o projeto. O show dos dois grandes instrumentistas será no Teatro Bom Jesus, dia 12 de dezembro, com ingressos a preços populares e renda revertida para o Pequeno Príncipe.

JULIÃO BOÊMIO - Cavaquinista curitibano, compositor e professor, Julião Boêmio vem sendo valorizado como um dos mais importantes músicos do país no gênero instrumental. Descobriu o cavaquinho como autodidata ainda muito cedo, iniciando em seguida seus estudos no Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, onde hoje é professor de cavaquinho e prática de conjunto de choro, arranjador, produtor, e integrante da Orquestra à Base de Cordas. Trabalhou com músicos como Paulinho da Viola, Noite Ilustrada, Guilherme de Brito, Nelson Sargento, Altamiro Carrilho e Quinteto em Preto e Branco. Como músico da Orquestra à Base de Cordas do Conservatório de MPB de Curitiba acompanhou Mônica Salmaso, Ceumar, Zé Renato, Roberto Correa, Yamandu Costa, Pedro Amorim, Dominguinhos e Elza Soares. Ganhou o prêmio de melhor composição (Ebubu Fulô) no Festival de Novos Talentos do Circuito Cultural Banco do Brasil e o prêmio Saul Trumpet de melhor instrumentista do ano.

PEQUENO PRÍNCIPE - Beneficiário do Encontros Musicais, o Pequeno Príncipe é o maior hospital de alta e média complexidade exclusivamente pediátrico do Brasil e destina 70% de sua capacidade de atendimento a crianças e adolescentes provenientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A instituição conta com 390 leitos, oito salas cirúrgicas, quatro UTIs (que somam 62 leitos), cerca de 2 mil colaboradores e 350 médicos. Por ano, realiza em média 341 mil atendimentos ambulatoriais, 18 mil cirurgias e 24 mil internações.

ENCONTROS MUSICAIS - Democratizar o acesso à música instrumental é a premissa do Projeto Encontros Musicais. De fevereiro a novembro de 2015, o projeto leva performances musicadas de artistas locais, mensalmente, à praça interna do Hospital Pequeno Príncipe, propiciando a pacientes, seus familiares e colaboradores da instituição o direito à cultura e à arte. O encerramento do Encontros Musicais contará com a apresentação de Yamandu Costa e Hamilton de Holanda no palco do Teatro Bom Jesus, dia 12 de dezembro, em show com renda revertida para o Hospital e ingressos a preços populares. Realizado com recursos obtidos por meio da Lei Rouanet, o Projeto Encontros Musicais, aprovado no Ministério da Cultura, tem como patrocinadores as empresas Gemu Indústria de Produtos Plásticos e Metalúrgicos, Metisa Metalúrgica Timboense, Mili, Propex do Brasil, Durlicouros ECP e Importação, Sisteplan Softwares e Equipamentos, Vale Fértil Indústrias Alimentícias, Veper Serviços de Vigilância, Veper Serviços Especializados e Vianmaq Equipamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário