quarta-feira, 29 de julho de 2015

Cinemateca apresenta atual produção do cinema chileno

Alguns dos melhores filmes chilenos produzidos nos últimos anos fazem parte da mostra que a Cinemateca de Curitiba apresenta a partir de quinta-feira até domingo (de 30 de julho a 2 de agosto). À exceção de “Machuca”, que estreou em 2005, os demais filmes da Mostra de Cinema Chileno são produções recentes, realizadas entre 2012 e 2015, selecionadas e premiadas nos principais festivais internacionais.
Na programação está o filme “No” (foto, 2012), drama político que se passa no final da ditadura de Augusto Pinochet, estrelado por Gael García Bernal e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Outra atração é “Glória”, que deu a Paulina García o Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim 2013.  Outra produção premiada, “Violeta foi para o céu” narra a trajetória da artista chilena Violeta Parra. O filme recebeu o prêmio do Grande Júri no Festival de Sundance (2012) e no mesmo ano foi indicado a Melhor Filme Iberoamericano no Festival de Goya (Espanha).
“Nostalgia da Luz” é uma das mais novas produções chilenas, concluída neste ano. O filme se passa no deserto do Atacama e foi selecionado para o 8º Festival de Cinema Latino-americano de São Paulo. Completa a mostra o filme infantil “31 Minutos”, cujos personagens são fantoches. As filmagens ocorreram em Santiago e também em praias do Rio de Janeiro.
A entrada é gratuita e os filmes são legendados. O filme infantil “31 Minutos” é dublado em português. Confira a programação:

30/07 - 19h30
MACHUCA (Machuca, 2004) - de Andrés Wood, com Matías Quer, Ernesto Malbran e Ariel Mateluna.
Chile, 1973. Gonzalo Infante é um garoto que estuda no Colégio Saint Patrick, o mais conceituado de Santiago. Gonzalo é de uma família de classe alta, morando em um bairro na área nobre da cidade com seus pais e sua irmã. O padre McEnroe, o diretor do colégio, inspirado no governo de Salvador Allende, decide implementar uma política que faça com que alunos pobres também estudem no Saint Patrick. Um deles é Pedro Machuca que, assim como os demais, fica deslocado em meio aos antigos alunos da escola. Provocado, Pedro é seguro por trás e um deles manda que Gonzalo o bata, que se recusa a fazer isto e ainda o ajuda a fugir. A partir de então nasce uma amizade entre os dois garotos, apesar do abismo de classe existente entre eles.
Legendado em português. Classificação: 12 anos

31/07 - 19h30
VIOLETA FOI PARA O CÉU (Violeta se fue a los cielos, 2012) - de Andrés Wood, com Francisca Gavilán, Christian Quevedo e Thomas Durand.
O filme conta a trajetória da compositora, artista e cantora chilena Violeta Parra. Esta biografia não segue uma linha cronológica, focando-se em diversos momentos da vida de Violeta, como sua infância na província de Ñuble, sua viagem pelo interior do Chile, as visitas à França e à Polônia, além do romance que ela teve com o suíço Gilbert Favre. O filme é inteiramente intercalado com trechos de uma entrevista que Violeta Parra deu à televisão em 1962.
Legendado em português. Classificação: 12 anos

01/08 - 17h
NO (No, 2012) - de René Saavedra, com Gael Garcia Bernal, Antonia Zegers e Alfredo Castro.
Chile, 1988. Pressionado pela comunidade internacional, o ditador Augusto Pinochet aceita realizar um plebiscito nacional para definir sua continuidade ou não no poder. Acreditando que esta seja uma oportunidade única de pôr fim à ditadura, os líderes do governo resolvem contratar René Saavedra para coordenar a campanha contra a manutenção de Pinochet. Com poucos recursos e sob a constante observação dos agentes do governo, Saavedra consegue criar uma campanha consistente que ajuda o país a se ver livre da opressão governamental.
Legendado em português. Classificação: 12 anos

01/08 - 19h30
GLORIA (Gloria, 2013) - de Sebastián Lelio, com Paulina García, Sergio Hernández e Marcial Tagle.
Santiago, Chile. Gloria é uma mulher solitária de 58 anos, cujos filhos já saíram de casa há algum tempo. Como se recusa a ficar sozinha em casa às noites, ela tem o hábito de ir a bailes dedicados à terceira idade. Lá ela conhece vários homens, com os quais costuma se empolgar e, tempos depois, se decepcionar. A situação muda quando conhece Rodolfo, um ex-oficial da Marinha que é sete anos mais velho do que ela. Gloria se apaixona por ele e passa até mesmo a aspirar um relacionamento permanente, mas logo é obrigada a confrontar alguns dos seus segredos mais obscuros.
Legendado em português. Classificação: 16 anos

02/08 - 16h
31 MINUTOS (31 minutos, 2012) - de Alvaro Díaz e Pedro Peirano, com Álvaro Díaz, Catalina Saavedra e Pedro Peirano.
Juanín atua como produtor no famoso noticiário de TV 31 Minutos. Ele é o último de sua espécie, uma raridade que desperta o interesse de uma malvada colecionadora de animais em extinção conhecida como Cachirula. Ela só precisa dele para completar sua exótica coleção. Contando com a ajuda de Tio Careca, ela dá início a uma caçada pelo último membro dos juanines. Juanín acaba raptado e levado até o fantástico castelo de vilão, onde são mantidos todos os animais de sua coleção. A atrapalhada equipe do programa 31 Minutos irá procurar pelo amigo e companheiro de trabalho, sem saber que acabarão enfrentando um verdadeiro exército.
Dublado em português. Classificação: Livre

02/08 - 18h
NOSTALGIA DA LUZ (Nostalgia de la luz, 2015), de Patrício Guzmán, com Patrício Guzmán, Gaspar Galaz e Lautaro Nuñez.  
No deserto de Atacama, astrônomos de todo o mundo se reúnem para observar as estrelas. Nessa região do Chile, a três mil metros de altitude, o calor do sol mantém intactos restos humanos. Ao mesmo tempo em que os astrônomos pesquisam as galáxias em busca de vida extraterrestre, mulheres procuram seus parentes na terra do deserto.
Legendado em português. Classificação: 12 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário