quarta-feira, 22 de julho de 2015

Conferência aprovou diretrizes da área de música para o Plano Municipal de Cultura

A Conferência Extraordinária de Música encerrou os seus trabalhos na noite de terça-feira (21) com a aprovação de uma minuta das diretrizes da área musical para o Plano Municipal de Cultura. Esse documento será apresentado na Conferência Municipal de Cultura, a ser realizada em novembro, com todos os segmentos artísticos, para aprovação do Plano Geral do Sistema de Cultura do município. No evento desta semana, também foram eleitos os delegados que representarão o setor da música na Conferência Municipal.
O encontro do setorial de música aconteceu no Palácio dos Estudantes, com uma série de debates realizados na segunda e terça-feira. A conferência contou com aproximadamente 30 participantes, abrangendo o universo musical da cidade – representantes da música erudita, música popular, eletrônica, hip hop, além de produtores, jornalistas, radialistas, alunos e professores da Escola de Música e Belas Artes e da Faculdade de Artes do Paraná – FAP.
Essa foi a primeira conferência setorial preparatória para a Conferência Municipal. Outros segmentos artísticos também deverão se reunir para debater seus planos e eleger delegados. O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, o presidente do Instituto Curitiba de Arte de Cultura, Marino Júnior, o assessor de Políticas Culturais, Elton Barz, e a coordenadora de Música da FCC, Janete Andrade, participaram dos debates.

Síntese - De acordo com Manoel de Souza Neto, um dos integrantes do fórum setorial de música eleito na última Conferência Municipal e ex-membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais (2010-2012), o plano setorial da música foi elaborado a partir de uma síntese de vários documentos elaborados anteriormente pela classe, em várias reuniões e fóruns desde 1990. “Analisamos e revisamos centenas de documentos e atas de muitos encontros, como os que foram promovidos pelo Clube dos Compositores. Portanto, o plano que está sendo apresentado é resultado de uma alta participação da classe e feito sobre uma base teórica de vários movimentos que surgiram nos últimos anos”, explica Manoel Neto, um dos responsáveis pela sistematização das diretrizes.
O plano, com um total de 22 páginas, estabelece 22 diretrizes e mais de 100 linhas de ação. A minuta estará disponível para consulta pública no site da Fundação Cultural de Curitiba dentro de aproximadamente 15 dias. Manoel Neto acredita que o documento esgota todas as questões referentes ao fomento, produção e democratização da música, podendo se tornar uma referência nacional. “Não existe nada similar”, disse.
Outras questões específicas foram debatidas pelos participantes. Na ocasião, foi recriado o Fórum Permanente de Música do Paraná – optou-se por uma coordenação horizontal, formada por todos os presentes. Também foi aprovado o encaminhamento de dois projetos de lei de iniciativa popular, visando à ampliação do espaço de veiculação de música paranaense nas rádios locais. Houve ainda debates sobre a definição de novos critérios e normativas para os futuros editais de música da Fundação Cultural de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário