quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Balé Guaíra e Orquestra Sinfônica apresentam “Romeu e Julieta”

O Balé Teatro Guaíra e a Orquestra Sinfônica do Paraná apresentam, de quinta-feira a domingo (27 a 31), no Guairão, a nova versão do espetáculo Romeu e Julieta. Com coreografia de Luiz Fernando Bongiovanni, a trágica história de amor será contada com dança e ao som da Sinfônica, que, sob a regência do maestro Luis Gustavo Petri, vai acompanhar o balé durante as 4 récitas. De quinta a sábado o espetáculo começa às 20h30 e, no domingo, às 18 horas,
A obra, escrita por William Shakespeare, com música de Serguei Prokofiev, é uma das mais apreciadas por sua inspiração melódica e pela grande variedade rítmica. A história narra o amor proibido entre dois jovens cujas famílias, Montecchio e os Capuleto, são rivais.
A primeira montagem de Romeu Julieta coreografada por Luiz Fernando Bongiovanni para o Balé Teatro Guaíra é de 2008. Segundo Cleverson Cavalheiro, diretor artístico do Teatro Guaíra, a ideia é apresentar a obra com uma nova roupagem, adaptada para pequenos espaços, mas sem perder as características originais.

REMONTAGEM - O coreógrafo Bongiovanni diz que quando o chamaram para fazer a remontagem ficou muito empolgado. “Mas não foi fácil cortar cenas, cenários e mexer na partitura. Fizemos um trabalho de grupo, com o maestro, bailarinos e toda a equipe do Teatro Guaíra”, conta ele. A partitura começou a ser alterada pelo maestro Petri há bastante tempo.
As minhas sugestões estavam ligadas às questões da dramaturgia e as dele com a obra musical de Prokofiev e tudo tinha que se encaixar. Em certos momentos o maestro me dizia – essa parte não, você pode levar meu rim, mas esse trecho você não corta”, brinca o coreógrafo.
Luiz Fernando Bongiovanni e o maestro Luis Gustavo Petri estiveram em Curitiba no mês de julho trabalhando com os bailarinos e preparando o espetáculo, que agora será visto pelo público curitibano. Mesmo com a agenda cheia e se preparando para montar uma obra inspirada em “Alice no País das Maravilhas” para o Ballett im Revier, na Alemanha, Bongiovanni diz que vai alterar algumas datas para poder vir a Curitiba, no dia 27 de agosto para ver a sua criação no palco.
Estou curioso para ver o resultado e sentir a reação do público”. Ele explica que mesmo com os cortes na montagem de Romeu e Julieta, a essência do espetáculo é a mesma. “Fizemos um concentrado, agora a história é contada em uma hora, vai direto ao ponto. Tem uma força diferente, tudo acontece mais rápido, com mais impacto”, diz o coreógrafo.

O COREÓGRAFO - Depois de atuar por mais de 20 anos como bailarino, fazendo parte de importantes companhias do mundo como o Zürich OpernHaus (Zurique), Scapino Ballet (Holanda), o GoteborgsOperan (Suécia) e o Cullberg Ballet (Suécia), Bongiovanni retornou ao Brasil em 2004 com novas ideias.
Desde então trabalha na coordenação de projetos culturais, na execução de oficinas de improvisação e de composição e como coreógrafo em companhias nacionais como Balé da Cidade de São Paulo, Cia Jovem do Bolshoi, São Paulo Companhia de Dança, Balé da Cidade de Niterói e Corpo de Baile Jovem do Theatro Municipal; e internacionais, Ballett Hagen e Ballett im Revier (Alemanha). Coreografou para as óperas Sansão e Dalila, Ariadne em Naxos, O Menino e os Sortilégios e Ça Ira. Em 2009, ainda no Balé da Cidade de São Paulo, Luiz Fernando Bongiovanni fundou o Núcleo de Pesquisa Mercearia de Ideias, com objetivo de criar uma plataforma de pesquisa e colaboração artística.

As apresentações do Balé Teatro Guaíra acontecem de quinta-feira a sábado, às 20h30 e domingo, às 18 horas, com ingressos custando R$ 20,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário