quinta-feira, 27 de agosto de 2015

O Cine Guarani, no Portão Cultural, exibe nesta sexta-feira (28) uma programação voltada para a música eletrônica e o rock nacional dos anos 1990. Na programação especial, em virtude do evento Rio Music Conference, o espaço exibe os filmes “Theremin: Uma Odisséia Eletrônica” (17h), “Moog” (19h) e “Sem Dentes: O Banguela Records e a Turma de 1994” (21h).
Com curadoria do jornalista Ramiro Pissetti, o Cine RMC também promove, na sexta-feira às 20h30, um bate-papo com o jornalista Abonico Smith e o guitarrista da banda O Rappa, Xandão Menezes. Os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00.

Geração 90 - Dirigido pelo jornalista e escritor Ricardo Alexandre (foto), "Sem dentes: Banguela Records e a Turma de 94" conta a história de um ano muito especial para o pop nacional: foi em 1994 que os Raimundos e Chico Science & Nação Zumbi estrearam, foi o ano em que o Skank, recém-chegado do circuito independente, lançou o álbum Calango para mais de um milhão de compradores, o ano da consagração de festivais como Juntatribo, Superdemo e Abril pro Rock, o ano em que revistas e fanzines, programas de rádio e televisão construíram uma cena renovada e forte, o ano em que bandas como Mundo Livre S/A, Planet Hemp e Pato Fu entraram em estúdio para marcar para sempre a história do pop brasileiro. Sem dentes, pela primeira vez, trata toda essa movimentação incrível com olhar histórico.
O eixo central do filme, como seu nome diz, é a história do Banguela Records, um selo independente criado pelos Titãs ao lado do produtor Carlos Eduardo Miranda, com financiamento e distribuição da gravadora Warner Music.
O filme começou a ser rodado no início de 2014, e para ele foram feitas mais de 20 entrevistas com músicos, produtores, jornalistas e vários personagens que construíram a história do selo e da geração do início dos anos 90. Imagens raras e inéditas misturam-se a vídeos clássicos compondo um mosaico revelador, divertido, informativo e emocionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário