quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Claudio Menandro homenageia em CD o choro composto em Curitiba

Criado no Rio de Janeiro no século XIX, o choro se popularizou por todo o país nos anos 30 e 40, através de discos, programas de rádios e da criação de regionais. Carioca de nascimento, o choro é, contudo, para Cláudio Menandro um gênero musical também curitibano. Ele chegou na cidade em 2000 para ser professor de violão no Conservatório de MPB e, estimulado pelas rodas de choro e o ambiente de lá, passou a compor choros com frequência. Em Curitiba, ele conheceu uma cidade fria, mas com rodas de choro quentes, pessoas fazendo música seriamente. Agora, o músico lança “Choro em Curitiba”, que naturalmente uma homenagem ao choro composto na cidade. O show de lançamento ocorre nesta sexta-feira (21), às 20 horas, no Teatro do Paiol.
Nascido em Salvador, criado em Resende, no Rio de Janeiro, com uma experiência em música antiga na Suíça, Menandro chegou a Curitiba em 2000, disposto integrar-se ao meio musical da cidade. No Conservatório acompanhou de perto o aparecimento de uma geração que daria ao choro feito na cidade mais visibilidade, com muita qualidade. Músicos como João Egashira, Sérgio Albach, Daniel Migliavacca, Julião Boêmio, André Prodóssimo, Vinícius Chamorro, Gabriel Schwartz, Daniel Miranda, Denis Mariano, Luiz Otávio Almeida, Thiago Portella, Vinícius Lacerda, Iê do Pandeiro, Cristina Loureiro, César Matoso, Fabiano Silveira, Rodrigo Capistrano, Leandro Teixeira, Elizabete Fadel e o saudoso Osiel Fonseca, entre muitos outros. Isso sem falar em Waltel Branco, compositor que seria marcante na trajetória de Menandro, e a flautista Zélia Brandão, que Menandro conheceu na Suíça, quando era gambista. O convívio com esses músicos e as rodas de choro foram substanciais para que Menandro tornasse compositor do gênero, com uma centena de músicas e dois CDs autorais dedicados ao gênero: “Sombra e Água Fresca”, de 2002, e “Descansado”, de 2006. O choro apareceria em outros seus, como “Tributo a Waltel Branco” e “Alma de Passarinho”, ambos sobre a obra de Waltel.
Com “Choro em Curitiba”, Menandro devolve, de certa maneira, a visão musical que a cidade lhe proporcionou e, tão importante quanto isso, homanegeia o choro produzido por artistas de diversas gerações. O CD traz composições de músicos que se apresentaram em regionais em emissoras de rádio nos anos 40 e 50, como Janguito do Rosário, Oscar Freire e Walter Scheibel, além de compositores ligados ao Conservatório como Sérgio Albach, João Egashira, Daniel Migliavacca, André Prodóssimo, Julião Bohêmio, Manoel Oliveira e o próprio Cláudio. Há no CD, ainda, músicas de compositores que fizeram eventualmente choros, como Waltel Branco e Gerson Bientinez, e a música “Beija flor”, de Osiel Fonseca. Menandro decidiu incluir a faixa em homenagem ao compositor falecido precocemente em 2008, sendo a única do CD tocada por Elizabete Fadel e da qual Menandro não comparece.
O CD “Choro em Curitiba” é o sexto da carreira de Cláudio Menandro, que possui um de canções, “Conselho do Bom”, em parceria com Marcelo Sandmann e Benito Rodriguez. “Choro em Curitiba” foi possível graças à Lei Municipal de Incentivo a Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba e ao incentivo da Caixa. A produção local é de Alvaro Collaço Produções, a direção de arte de Adalberto Camargo, texto de Adriana Chiarelli e fotografias de Andrea Paccini. O show de lançamento tem ingressos a R$ 10,00. Mais informações através do fone 3213-1340.

Nenhum comentário:

Postar um comentário