quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Concerto comemora parceria entre a província japonesa de Hyogo e o Paraná

O tratado diplomático entre o Paraná e a província japonesa Hyogo, que promove o intercâmbio nas áreas de educação, agronomia, cultura e meio ambiente implantado em 1970, festeja 45 anos de parceria. Para comemorar a data, as cantoras Masami Ganev e Luiza Wuaden se apresentam com a Orquestra Filarmônica de Curitiba, nesta quinta-feira (20), às 20 horas, no Guairinha, sob a regência e direção musical do maestro Alexandre Brasolim. O evento conta ainda com a participação especial do Grupo Nikkei - Curitiba. A entrada é gratuita.
O público vai assistir um concerto de qualidade com repertório de grandes clássicos da música japonesa e brasileira, enfatizando a música paranaense. Na apresentação também será utilizado o Taiko, um antigo e tradicional instrumento de percussão japonês, usado pelas tribos primitivas. “No repertório teremos destaque para canções folclóricas japonesas como Sakura, Akatombo e Chiisai Aki Mitsuketa na voz de Masami Ganev. Já a cantora Luiza Wuaden traz a melodia paranaense de Bento Mossurunga, como Tristeza do Pinheiro, Ondas do Iapó e Luar da Mata. O Grupo Nikkei - Curitiba enriquecerá o concerto com os Taikos. Os acordes serão dados pela Orquestra Filarmônica de Curitiba”, diz Brasolim.
O respeito e a disciplina dos japoneses, combinados à alegria e generosidade dos brasileiros, criaram no Brasil uma mistura única e insubstituível que se complementam e se admiram, na qual cada país contribuiu com as suas melhores características para a formação de uma cultura integrada e miscigenada. “O concerto trará para o palco a aliança entre Hyogo e o Paraná através do som da Orquestra que se unirá à beleza da dança japonesa e ao ritmo dos Taikos. A soprano Masami Ganev traz na performance toda delicadeza da cultura japonesa e Luiza Wuaden encantará com repertório paranaense”, conta Cristine Marquardt, diretora artística do evento.
"HYOGO" é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo Federal/Lei Rouanet, patrocinado pela Copel e pela Sysmex do Brasil Indústria e Comércio. Tem como apoio a Kawasaki do Brasil Indústria e Comércio, Sumitomo Rubber Brasil, Capela Santa Maria, ICAC, Fundação Cultural de Curitiba, Teatro Guaíra, Secretaria de Cultura do Estado do Paraná. Realização do Observatório das Artes, Instituto Hyogo, Consulado Geral do Japão em Curitiba, Comissão dos 120 anos de amizade Japão-Brasil, Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba e Ministério da Cultura do Brasil.

Os ingressos deverão ser retirados no Consulado Geral do Japão em Curitiba (Rua Marechal Deodoro, 630 - 18 Andar, Sala 1804). Também podem ser reservados através do email cultura@c1.mofa.go.jp, mediante informações de nome completo e contatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário