segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Cineclube exibe filmes premiados produzidos com acervo do MIS-PR

Nos dias 18 e 19 de agosto, o Cine Círculo, cineclube vinculado ao Círculo de Estudos Bandeirantes (rua XV de Novembro, 1050), promove a Mostra Paraná Revisitado, focada nas relações do cinema com a memória de histórias reais do Paraná.
No dia 18, terça-feira, teremos a apresentação de dois filmes do cineasta Adriano Justino: "O Dia da Neve" e "Geada Negra". O primeiro fala da neve que caiu em Curitiba em julho de 1975. Já o segundo mostra as consequências desta nevasca. No dia seguinte, 18, o norte do Paraná acorda sob uma imensa geada, que destruiu pela raiz todos os cafezais do Estado.
Na quarta-feira, dia 19, serão exibidos os filmes "No Lixo do Canal 4" e "Califa 33", que fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR). Dirigidas pelo cineasta Yanko Del Pino, as produções são resultado de um extenso trabalho de pesquisa realizada pelo diretor junto aos telejornais da antiga TV Iguaçu, Canal 4, doados ao museu depois do fechamento da emissora.
O filme "No Lixo do Canal 4" recebeu o prêmio de Melhor Filme no Recine - Festival Internacional de Cinema de Arquivo, e compila o material televisivo de maneira original e criativa, compondo um ensaio sobre memória e esquecimento. "Califa 33" aborda a vida do repórter policial Ali Chaim, muito popular nos anos 70 e 80 por cobrir casos policiais que provocaram grande comoção pública. O filme recebeu o prêmio de Melhor Curta-Metragem no festival Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba.
A Mostra Paraná Revisitado irá contar com a presença do diretor Adriano Justino e do jornalista Ali Chain, personagem do filme "Califa 33".

Cine Círculo - O Círculo de Estudos Bandeirantes foi fundado em 1929, com a finalidade de incentivar o estudo, a pesquisa e a divulgação da cultura especialmente a brasileira e paranaense, assim como a conservação de fatos de nossa terra e a produção intelectual de seus membros.

Programação:

18/08 (terça-feira) às 10h e 19h30 - "O Dia da Neve" e "Geada Negra", de Adriano Justino. Entrada gratuita

19/08 (quarta-feira) às 10h e 19h30 - "No Lixo do Canal 4" e "Califa 33", de Yanko Del Pino. Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário