terça-feira, 18 de agosto de 2015

Parque São Lourenço agora tem sistema de iluminação inteligente

O Parque São Lourenço, um dos mais frequentados de Curitiba, acaba de ganhar um sistema de iluminação inteligente, que além de tornar o local mais iluminado e seguro, permitirá economia no gasto com energia a partir do uso de mecanismos como o desligamento automático. Trata-se de um projeto piloto, que deverá ser estendido para outros pontos da cidade após o período de testes. Utilizando um tablet, o prefeito Gustavo Fruet acionou na noite desta segunda-feira (17) o novo sistema de iluminação.
Bastou um toque na tela para dar início ao acendimento sequencial da nova iluminação do São Lourenço – um espaço público que faz parte do cotidiano dos curitibanos desde a década de 70, quando foi criado. 
"É uma mudança total de concepção, é a chamada iluminação inteligente, pela qual todos os postes são ligados por um sistema de comunicação. Estamos aqui reduzindo o custo de energia e de manutenção para deixar esse que é um dos parques mais conhecidos da cidade ainda mais atrativo. Podemos perceber já uma mudança de comportamento dos frequentadores, que terão mais segurança para passar pelo parque à noite", disse Fruet.
O secretário de Obras Públicas, Sérgio Antoniasse, explica que mesmo colocando um número maior de luminárias, por ser um sistema inteligente, haverá economia de energia. "Podemos monitorar a situação, inclusive a distância, seja por um tablet, ou até smartphone, conseguindo otimizar a iluminação do parque, controlando e regulando a quantidade de luminárias que vão permanecer acesas", explicou o secretário.
O sistema inteligente de iluminação vai proporcionar redução no consumo da ordem de 32% o que representa 2500 Kwh por mês, sem comprometer a segurança dos usuários.
A nova iluminação do parque é acesa no final da tarde e assim permanece até as 22 horas, quando o local é fechado para o público. A partir desse horário o sistema de automação passa a funcionar, diminuindo progressivamente o número de luminárias ligadas. “No fechamento do parque, o sistema desliga automaticamente 50% da iluminação, permanecendo ligadas luminárias de forma alternada. Da meia noite às 6 horas, o sistema baixa para 30% do total. Isso pode ser alterado, dependendo das circunstâncias”, explica o diretor de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas, Fábio Ribeiro de Camargo.

Luzes - A mudança na iluminação no Parque São Lourenço teve início em abril. Foram trocados mais de 10 quilômetros de cabeamento subterrâneo e, em seguida, colocados 160 novos postes de iluminação decorativa, luminárias e lâmpadas de alto rendimento ao redor da pista de caminhada e ciclovias. O sistema de automação foi inserido na sequência.
Toda essa operação vai resultar em aumento de eficiência e redução no custo da iluminação do parque. O ganho de eficiência decorre da troca dos 78 postes/luminárias com lâmpadas de vapor de sódio, que estavam mal distribuídos pela área, por 160 novos postes/luminárias dotados de lâmpadas de vapor metálico de alto rendimento. O custo, por sua vez, será reduzido graças ao melhor dimensionamento do horário em que as lâmpadas permanecerão ligadas.  

Sequência - O sistema inteligente de iluminação é mantido através da incorporação de um item eletrônico na luminária e também da instalação de um aparelho centralizador em um dos postes de iluminação. Os dispositivos possibilitam a comunicação entre todas as luminárias e repassam informações para uma central de dados - instalada no Departamento de Iluminação.
Com esses dispositivos eletrônicos é possível montar uma malha de comunicação de informação dentro do parque, o que facilita a gestão de manutenção preventiva”, explica Camargo. Segundo ele, com a central de dados é possível fazer monitoramento e análise de dados em tempo real. “Podemos acompanhar on-line dados de medição de cada ponto de iluminação pública. Isso significa que o Departamento de Iluminação poderá intervir onde há problemas com iluminação e também controlar a eficiência energética”, afirmou. 
Além da Iluminação Pública, o Parque São Lourenço também recebeu melhorias executadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente como a recomposição de pavimento e de grama.

Expansão - O projeto de iluminação inteligente deverá ser expandido para outras regiões da cidade, com variações. É o caso dos postes republicanos, na área central, e também da nova iluminação que será executada posteriormente no Parque Tingui, Lago Azul e trecho da Linha Verde.
Nestes dois locais, a ideia é implantar outro dispositivo eletrônico nas luminárias, conhecido por dimerizador, e colocar lâmpadas de LED. Através do dimerizador será possível definir qual a intensidade de luz que se deseja para determinado horário nos parques.

Aprovação - A nova Iluminação do Parque São Lourenço chama atenção dos frequentadores e ajuda a atrair novos usuários para os espaços públicos. “Venho aqui todos os dias e a melhoria foi significativa. Ficou bem iluminado, mais seguro e até já convenci outros amigos que não vinham caminhar antes porque achavam o parque escuro e perigoso”, disse Clarissa Ruoso, moradora no Centro Cívico, que caminhava pelo parque em companhia da filha, Júlia.  
Proprietário de um carrinho de caldo de cana instalado há mais de 20 anos no parque, Kleber Netto também aprovou a nova iluminação e a recente melhoria executada na ciclovia.  "Aumentou o número de frequentadores do parque que elogiam muito a nova ciclovia e a iluminação. As pessoas dizem que agora ficou mais claro e aumentou a sensação de segurança. Até meu movimento aumentou", disse.

Plano - O Plano de Iluminação de Curitiba foi lançado pelo prefeito Gustavo Fruet em março deste ano e prevê altos investimentos até 2016 em um conjunto de projetos destinados a melhorar a iluminação pública em todas as regionais da cidade, ampliando a segurança e a qualidade de vida da população.
Serão executadas intervenções principalmente na periferia de Curitiba como em pontos de ônibus, praças, parques, calçadas e rotas de diversas linhas de ônibus. Outras ações também incluem a iluminação de ciclovias e a recuperação e melhoria na iluminação da Linha Verde.
Algumas ações previstas no Plano foram executadas ou estão em execução como a revitalização de Iluminação em parques e praças de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário