quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Primeiro contrato dos Beatles vai a leilão em Nova York

(Reuters) - O primeiro contrato de gravação assinado pelos Beatles durante seus primórdios em Hamburgo, na Alemanha, deve ser arrematado por cerca de 150 mil dólares quando for a leilão em Nova York no mês que vem, informou nesta terça-feira a empresa responsável pela venda.
O contrato, escrito em alemão e assinado em 1961 por Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e o então baterista Peter Best, é parte de um lote de 300 itens relacionados aos Beatles, reunido pelo falecido produtor musical alemão Uwe Blaschke.
Dean Harmeyer, diretor de consignações da casa de leilões Heritage Auctions, declarou que o contrato é “talvez o documento dos Beatles de maior importância histórica a ser leiloado”.
A coleção Blaschke inclui fotos, documentos e originais que dizem respeito à época que a banda de Liverpool, na Inglaterra, passou em solo alemão no início dos anos 1960 antes de conquistar o mundo.
O contrato de 1961 é de um disco que nem levava o nome dos Beatles e que traz uma versão em ritmo mais acelerado da tradicional canção infantil alemã “My Bonnie”, e que foi creditada a Tony Sheridan & The Beat Brothers, porque a gravadora achou que o nome “Beatles” não era adequado para o mercado alemão, segundo a casa de leilões.
Sem este contrato, que levou diretamente ao envolvimento do (empresário) Brian Epstein, os Beatles poderiam nunca ter alcançado o sucesso futuro como grupo com obra gravada. E na época era um marco enorme em uma carreira - eles finalmente tinham assinado um contrato de gravação, algo com que só tinham sonhado antes de ‘My Bonnie’”, disse Harmeyer em um comunicado.
Entre os outros itens à venda estão uma cópia autografada do primeiro sucesso da banda, “Love Me Do”, que se espera alcançar os 10 mil dólares, e uma foto de Harrison com 17 anos usando seu primeiro casaco de couro, tirada em 1960 em Hamburgo, cujo preço de venda foi estimado em três mil dólares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário