segunda-feira, 31 de agosto de 2015

CiaSenhas inicia temporada de “Os Pálidos”

A CiaSenhas de Teatro apresenta, a partir desta segunda-feira, 31 de agosto, seu novo trabalho, “Os Pálidos”, que foi criado a partir de dois polos: a relação com a espectação, já experimentada em outros trabalhos do grupo, e a reflexão sobre o momento atual do Brasil. 
Tendo como ponto de partida dois clássicos de Luis Buñuel, “O Anjo Exterminador” e “O Discreto Chame da Burguesia”, “Os Pálidos” reflete sobre estados de inércia, paralisação e anestesia, em um ato urgente de pensar o mundo e a cena.
A peça, com texto e direção de Sueli Araujo, acontece em dois ambientes simultaneamente, dividindo a plateia e propondo um diálogo permanente com o público, recortando-o e sugerindo todo tipo de cisão. Em cena, em vez de personagens tradicionais, os atores exploram vozes contraditórias, visões de mundo e formas de pensamento e conduta que tentam forjar uma atitude, construir um gesto que faça a diferença no mundo. Porém, são seres paralisados, medicados e em estado de absoluta suspensão. Em dissonância a esse estado das coisas, a cena é revestida com diversos tipos de plantas, investindo na possibilidade de percepção da vida para além da quase morte e apatia das figuras da montagem.
Ao mesmo tempo em que o espetáculo aciona um tipo de humor desestabilizante e estabelece pontos de relação com o espectador, cria espaços de discussão sobre criação de condições de sobrevivência e de formas de estar junto. São situações em que um tipo de micropolítica está sugerida.
Em “Os Pálidos”, artistas e público buscam saídas e entradas em um jogo potente de presença. Trabalha com a ideia de que, segundo Eliane Brum: “estamos esvaziados de ilusões e de formas, aquele que precisa construir um rosto tem medo. Em vez de disputar democraticamente, o que dá trabalho e envolve perdas, prefere o caminho preguiçoso da adesão. E adere àquele que grita, saliva, vocifera, confundindo oportunismo com força, berro com verdade”. 

CIASENHAS - A CiaSenhas de Teatro, companhia que atua em Curitiba desde 1999 é formada por artistas-pesquisadores das Artes Cênicas. Desde sua fundação a companhia desenvolve trabalho continuado na cidade e têm procurado nortear suas atividades segundo três princípios fundamentais: investigar a linguagem cênica com enfoque no trabalho do ator-criador e no desenvolvimento de dramaturgia original, disponibilizar seus espetáculos às mais diferentes plateias e promover ações para o fortalecimento estético e político do teatro de grupo. É a partir destes fundamentos que a Companhia, através de seus integrantes, constrói uma trajetória de 16 anos de atividades em diálogo com a cena contemporânea brasileira. Acrescenta-se à realização dos espetáculos, ações que fomentam o encontro e o diálogo entre artistas e público. A Mostra Cena Breve Curitiba – a linguagem dos grupos de teatro, o CiaSenhas ACIONA! e o projeto Gilda são exemplos destas ações.

FICHA TÉCNICA
Dramaturgia e Direção – Sueli Araujo
Atuação: Anne Celli, Ciliane Vendruscolo, Greice Barros, Luiz Bertazzo e Rafa di Lari
Cenário e Figurino – Paulo Vinícius
Designer de Som – Ary Giodani
Designer de Luz – Wagner Corrêa
Direção de Produção – Marcia Moraes
Produção Executiva – Edran Mariano
Assistente de Produção – Mariana Freitas
Designer Gráfico – Adriana Alegria
Assessoria de Imprensa – Fernando de Proença
Fotos – Elenize Dezgeniski

As encenações de “Os Pálidos” - indicada para maiores de 12 anos - acontecem no período de 31 de agosto a 1º de outubro, de segunda a quinta, às 20h, na sede da CiaSenhas de Teatro (Rua São Francisco, 35, Centro, f: 3222-0355). ENTRADA FRANCA através de reservas pelo: ospalidos@gmail.com. A peça foi viabilizada pelo Edital Teatro para Adultos – Fomento 2015.

Nenhum comentário:

Postar um comentário