quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Jornal Cândido resgata Geração Mimeógrafo

A edição de agosto do jornal Cândido, editado pela Biblioteca Pública do Paraná, traz um especial sobre a chamada Geração Mimeógrafo, movimento de poetas da década de 1970 que, ao publicar e distribuir artesanalmente seus livros, sacudiu a literatura brasileira. Esse grupo de autores, também conhecido como Geração Marginal, revelou nomes que se tornaram conhecidos em âmbito nacional, como Ana Cristina Cesar, Waly Salomão, Nicolas Behr, Francisco Alvim e Paulo Leminski.
A reportagem do Cândido entrevistou Chacal, um dos autores mais representativos da Geração Marginal, além de estudiosos do assunto, como a professora da Universidade Federal de Lavras (UFLA) Débora Racy Soares, o professor da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Paniago, o poeta, tradutor e professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Paulo Henriques Britto e o poeta Diego Petrarca.
Os poetas Claufe Rodrigues e Antonio Thadeu Wojciechowski escreveram depoimentos sobre como foi vivenciar aqueles anos de poesia e liberdade, apesar da pressão e da censura do regime militar. Inéditos de Bernardo Vilhena, Salgado Maranhão e Tavinho Paes, todos poetas da mesma geração, completam o especial.
Outro destaque é a entrevista com Ernani Ssó, tradutor do espanhol para o português, que acaba de publicar o romance Como o diabo gosta. O Perfil do Leitor mostra como o ator Alexandre Nero começou a se interessar por literatura.
Uma nova seção vai apresentar bibliotecas particulares e o primeiro texto da série traz a coleção do jornalista José Carlos Fernandes. E as fotos de Orlando Kissner, consagrado fotógrafo com mais de 35 anos de trajetória profissional, estão no espaço fixo Cliques em Curitiba.
O Cândido tem tiragem mensal de 10 mil exemplares e é distribuído gratuitamente na Biblioteca Pública do Paraná e em diversos pontos de cultura de Curitiba. O jornal também circula em todas as bibliotecas públicas e escolas de ensino médio do Estado. É enviado, via correio, para assinantes a diversas partes do Brasil. É possível ler a versão online do jornal em www.candido.bpp.pr.gov.br. O site também traz conteúdo exclusivo, como entrevistas, vídeos e inéditos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário