quinta-feira, 9 de junho de 2016

Festa “Luzerna” tem fandango caiçara ao vivo e barreado neste sábado em Curitiba

A cultura e a gastronomia do litoral paranaense sobem a serra e desembarcam em Curitiba neste sábado, dia 11 de junho. A Mandicuera, grupo de fandango parnanguara, vai colocar todo mundo para dançar no Bar do Fogo (Rua São Francisco, 148, Centro), a partir das 13h. Para completar a festa, o cardápio contará com barreado, cataia e também "Mãe Cá Filha" bebida típica do fandango caiçara na Ilha dos Valadares Paranaguá. A entrada é franca.
Durante toda a tarde, os curitibanos poderão se sentir em nosso litoral ao som da música tradicional e com o aroma do nosso prato típico. Além do cardápio montado especialmente para o evento, quem aparecer poderá também degustar a carta de chopps especiais à venda no local.

Mandicuera - Com sede na Ilha dos Valadares, a Associação Mandicuera é uma entidade formada por um grupo de pessoas interessadas em revitalizar atividades culturais da região litorânea do estado do Paraná. Tem como lema a preservação e difusão do nosso patrimônio imaterial. Antes de se transformarem em uma associação, estes grupos se reuniam para realizar atividades culturais populares como Fandango, Folia do Divino Espírito Santo, Pau-de-Fitas, Balainhas, Carnaval, Boi-de-Mamão, Terço Cantado, Cavalo de Cesto, comidas e bebidas típicas.
Entre suas iniciativas estão eventos culturais como a Festa do Fandango, Festa do Divino, Pixilhão Prô Fandango, Movimento Caiçara. Fundada em 2004, tem o objetivo de agregar iniciativas que visam a prática, o estudo e a difusão da Cultura Popular Caiçara, sempre tendo como intuito de unir jovens e mestres, crianças e adultos valorizando modos de criar, fazer e viver desses grupos.

Bar do Fogo - Localizado no Centro Histórico de Curitiba, o espaço aberto há pouco mais de um ano resgata a história da região. O estabelecimento homenageia o primeiro nome da rua, batizada de Rua do Fogo, ainda no século 18. Com um olho no passado, mas com os dois pés no presente, o local é também um centro cultural. Suas paredes ganharam os traços de alguns dos principais artistas urbanos da cidade, transformando-se em grandes painéis. Além do mais, a cada 15 dias, uma nova exposição é aberta. Em meio às artes visuais, a música também encontra as portas abertas, com apresentações ao vivo de jazz, samba, ritmos tradicionais e contemporâneos.
A variedade de chopps especiais é uma das grandes atrações do espaço, bem como o quentão e os caldos nos dias de frio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário