terça-feira, 7 de junho de 2016

“Xperience - Ciência e Diversão” invade o Palladium Curitiba

As pessoas passam por experimentos científicos no dia a dia sem se darem conta. Como o carro para quando alguém pisa no pedal do freio? Como o aparelho de ar condicionado resfria o ambiente? Por que e como acontecem os tornados? E os raios na atmosfera?
A partir dessas e outras curiosidades foi criado, em São Paulo, o Museu do Catavento – o 2.º museu mais visitado do Brasil, que explora a ciência como fonte de conhecimento e diversão. Dos mesmos construtores, chega a Curitiba o “Xperience - Ciência e Diversão”, um conjunto de 20 aparelhos que interagem com o público transmitindo conhecimento e diversão.
O princípio do cinema, forças centrífuga e centrípeta, órbita dos planetas.  Essas e muitas outras perguntas ligadas às mais diversas áreas da ciência serão respondidas na prática no Palladium Curitiba. No “Xperience - Ciência e Diversão”, adultos e crianças descobrirão, por meio de aparelhos interativos, as maravilhas da ciência, chegando a ficar literalmente de cabelo em pé.
Com ingressos a partir de R$ 12,00, a mostra estará aberta ao público diariamente, a partir das 14h, na Praça de Eventos do Palladium Curitiba (Piso L1) .

Entre os 20 experimentos estão:

Gerador de Van de Graaff – Fique de cabelo em pé com este interessante experimento científico criado por Robert Jemison van de Graaf, em 1929. Quem tocar na esfera da máquina eletrostática ficará com os cabelos arrepiados devido à eletricidade.

História do cinema (praxinoscópio) – Inventado pelo francês Émile Reynaud, em 1877, o praxinoscópio conta com uma sequência de 12 imagens dispostas nas laterais da parte interna de um cilindro, sendo refletidas por um conjunto de espelhos posicionados no centro do aparelho. Ao ser acionado manualmente, o cilindro gira as figuras, dando a ilusão que estão se movimentando, como se fosse um cinema.

Máquina de wimshurst – Os entusiastas pela ciência poderão criar seus próprios raios e se surpreender com a tensão gerada, com a reprodução de uma máquina eletrostática do século 19.

Vórtex de água – Neste aparelho, adultos e crianças descobrirão como são criados os tufões, podendo até mesmo criar um.

Túnel infinito – O túnel infinito desafia os olhos e os conhecimentos dos participantes a descobrirem como a ilusão foi criada com uma pequena ajuda da física.

Bolha cilíndrica – Crie uma bolha de sabão suficientemente grande para caber uma pessoa dentro dela.

Virando Gorila – Um verdadeiro truque de circo. Transforme-se em um gorila num piscar de olhos.

Anel saltante – Esta experiência ilustra a interação entre o campo magnético de uma bobina e a corrente gerada em um anel de alumínio, que é atirado a vários metros de altura, quando o visitante aciona um interruptor.

Bicicleta geradora – Na ecologicamente correta bicicleta geradora, o público poderá fazer um rádio de carro, um painel de led e um ventilador funcionarem somente com a força gerada pelos pedais.

SOBRE O PALLADIUM - O Palladium Shopping Center tem um conceito de espaço multiuso, com opções para compras, lazer, alimentação e serviços. O shopping conta com uma estrutura ampla, moderna e inteligente. Possui mais de 350 lojas, oito salas de cinema e uma sala IMAX, com imagens de alta definição projetadas em uma tela de aproximadamente 400 m². Aberto em 2008, foi o primeiro shopping de Curitiba a implantar um espaço exclusivo para restaurantes, o charmoso Boulevard. Além disso, possui prédios comerciais com entrada exclusiva por dentro do shopping. O Palladium agrega ainda laboratórios, academias, medicina diagnóstica, pet shop, bancos, consultório odontológico, escola de idiomas, entre outros serviços que completam a vida do cliente. Em 2015 foi eleito o Shopping Mais Querido do Brasil por meio de uma inciativa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Além disso, ganhou os títulos de Shopping de Preferência dos paranaenses pela terceira vez e dos curitibanos pela quinta vez, pelo Prêmio Impar/Ibope 2015. Mais informações no site http://www.palladiumcuritiba.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário