quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Curitiba recebe a exposição "Para Todos"

Será aberta nesta quinta-feira (15), no Jardim Botânico, a exposição “Para Todos - O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil”, que conta a história da luta das pessoas com deficiência para terem seus direitos humanos garantidos.  A mostra, que vai passar por oito capitais brasileiras, ficará em Curitiba até 3 de setembro.
A exposição foi concebida com todos os recursos de acessibilidade, por meio de placas e catálogo em braile, recurso de audioguia e audiodescrição, piso tátil e informações em Libras (vídeo). Desta forma, o conteúdo pode ser aproveitado independentemente da condição física, sensorial, intelectual ou capacidade de comunicação dos visitantes.
De forma lúdica e educativa, mostra como as pessoas com deficiência se organizaram e a luta pelos seus direitos, passando de questões de assistência social para o campo dos Direitos Humanos. “Será uma oportunidade para todos”, disse Mirella Prosdocimo, secretária da Pessoa com Deficiência.
A exposição foi montada em três eixos: invisibilidade (o começo da luta); a luta e a visibilidade.  “Serve como um mostruário para que a sociedade compreenda que é possível tornar acessível casas, prédios públicos, locais de serviços e de ensino”, conta Vera Rotta, curadora da exposição. “É possível a inclusão de pessoas e espaços, sem a utilização de muitas ferramentas”, disse ela.
Maria José Coelho, também curadora da exposição, diz que a mostra é um referencial da História do Brasil, sobre como a pessoa com deficiência deixou a condição do anonimato para ser a protagonista. “É bastante didática e recomendada a estudantes, escolas especiais e profissionais da área”, diz Maria José.

A mostra é promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR e OEI - Organização dos Estados Ibero-Americanos, com apoio da Caixa Econômica Federal e a parceria local da Prefeitura Municipal de Curitiba e Jardim Botânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário