quarta-feira, 14 de agosto de 2013

"Vó Gertrudes" educa para um trânsito melhor em nova campanha da Prefeitura

A partir desta quinta-feira (15), uma vovó curitibana promete dar o que falar na cidade. Ela é a personagem central de uma campanha educativa de trânsito da Prefeitura de Curitiba, intitulada “Vó Gertrudes”. Tendo como personagem central uma divertida vovó, a campanha vai destacar diversos conceitos de segurança e mobilidade no trânsito da capital paranaense.
 A ideia é trabalhar a educação para o trânsito em Curitiba com criatividade, recuperando a tradição de campanhas doe gênero que obtiveram bons resultados. A personagem é uma vovó simpática, que enfrenta todo tipo de obstáculo no trânsito, vivenciando situações de risco enfrentadas no cotidiano por idosos, pedestres, ciclistas. De forma muito enérgica, mas carinhosa também, ela dará boas lições de trânsito.
"Esperamos que a Vó Gertrudes seja acolhida pelos curitibanos e que se torne mais um personagem a favor da educação no trânsito na cidade”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet em evento de apresentação da campanha organizado pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) nesta quarta-feira (14), no Memorial de Curitiba.
Segundo Fruet, a gestão vai trabalhar de forma permanente na educação para o trânsito e na prevenção de acidentes. Até o final de 2013, a Prefeitura irá investir cerca de R$ 2,5 milhões na área de educação para o trânsito. “Faremos uma sequência de trabalhos, não só nos meios de comunicação, mas nas escolas e em diversos pontos da cidade, buscando diminuir o número de acidentes em Curitiba. Com a recente campanha da Lei Seca, houve uma redução nos acidentes, mostrando que é necessário o trabalho permanente de educação no trânsito”, ressaltou.
Para a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, é necessário estabelecer entre os cidadãos regras de convivência no trânsito da capital. “Temos que entender que trânsito é um desafio de todos nós. Temos uma legislação que deve ser respeitada, mas a boa convivência, o acordo entre as pessoas também deve ser levando em conta na educação no trânsito. A Setran está apostando muito no processo educativo”, destacou.

Vó Gertrudes - Interpretada pela atriz catarinense Regina Vogue, radicada em Curitiba há mais de 30 anos, a Vó Gertrudes marcará presença na cidade falando à população sobre a importância do respeito às leis de trânsito e dando importantes dicas ao curitibano sobre o trânsito.
A campanha, criada pela agência Opus Múltipla, terá quatro filmes para tevê, lançados semanalmente a partir desta quinta, destacando os temas álcool no trânsito, pedestres, ciclistas e motociclistas. Também haverá anúncios em jornais, spots nas rádios, participação nas mídias sociais (Facebook), além de anúncios em ônibus e no mobiliário urbano da cidade.
 “A campanha da Vó Gertrudes tem um foco mais efetivo na cidadania no trânsito da cidade, para termos um melhor convívio nas ruas entre motoristas, pedestres, motociclistas e ciclistas. Vamos falar dos direitos de mobilidade urbana sustentável e de deveres como o respeito à sinalização e às leis de trânsito”, afirma Cassiano Novo, diretor de educação da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran).
Segundo ele, a personagem remete a uma maior sensibilização e respeito aos pedestres, principalmente os idosos, grupo que é prioridade para a Setran na questão da prevenção de acidentes. “Os idosos são as principais vítimas do trânsito entre os pedestres em Curitiba”, lembra.
Números do projeto Vida no Trânsito destacam que, em 2011, 321 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito na capital paranaense, das quais 128 eram pedestres. Entre os pedestres, o maior grupo afetado foi o dos idosos – foram 51 vítimas fatais com idade acima de 60 anos

A nova campanha faz parte do programa Trânsito Seguro da Setran, que tem como meta diminuir em 12% o número de mortes no trânsito da cidade nos próximos quatro anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário